Evento comemora o primeiro ano do Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê

Programação contou com diversas atividades para adultos e crianças como ações de como semear e colher, distribuição de mudas e exposição de material reciclável

Chegou o primeiro ano do Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê e, para comemorar a data, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável preparou uma série de atividades para a população japeriense. A programação especial contou com diversas ações para adultos e crianças, como semear, colher, distribuição de mudas e exposição de material reciclável.

Emocionada, a secretária da Pasta, Meire Lucy, conta que a existência do núcleo é uma vitória e um passo importante no cuidado e preservação do meio ambiente em Japeri. “O núcleo é um espaço plural e para todos os japerienses. Meu agradecimento a todos que acreditaram no projeto e fizeram com que ele saísse do papel. Há um ano estamos fazendo a diferença e continuaremos fazendo muito mais”, disse.

Neste primeiro ano do Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê foram somadas muitas conquistas. No local já foram realizados eventos e atividades para crianças, jovens e adultos como a oficina de Saberes Agroecológicos, o projeto Aprender Preservando, a Semana da Água, a Semana do Meio Ambiente e o Dia da Mata Atlântica, além da capacitação junto ao estado dos trabalhadores da Coleta Seletiva e doação de mudas à população.

Para Meire, apesar de jovem, o núcleo já é ponto de encontro para a promoção de conhecimento e práticas de atividades direcionadas à população local com o objetivo de conservar e melhorar a qualidade do meio ambiente no município. “O núcleo é a principal referência de educação ambiental em Japeri. É um espaço que já recebeu diversos eventos e podemos realizar muito mais. Estamos engajados no planejamento de atividades, ações, oficinas e cursos ainda este ano”, ressalta.

Mais de 30 alunos do Japeri Golfe participaram do evento. Para o estudante da Escola Municipal Teófilo Cunha, Carlos Andrey Azeredo Piedade, de 11 anos, conhecer o local e participar das atividades foi incrível. “Aqui é bom porque vocês ensinam as crianças como cuidar do mundo e cuidar das águas. Não jogar lixo, não jogar nada no chão. Gostei muito de vir aqui”, conta.

Foto: Lucas Alexandre

Próximos projetos ambientais

Com a celebração da data, foi feito o anúncio do que a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem preparado para inserir no município. A primeira iniciativa lançada será o Ambiente Jovem, que contemplará jovens de 16 a 24 anos com o objetivo de estimular a participação dos mesmos em projetos sustentáveis.

Em parceria com a Funasa, também chegará em Japeri, ainda em 2022, o projeto “Água, preservação e saúde”, no qual serão abordados temas que irão ampliar a consciência, e mostrar os valores voltados à proteção e conservação da água.

O evento contou com a presença de autoridades políticas e representantes de entidades do setor. Estiveram na solenidade o coordenador do Ambiente Jovem e diretor do Comitê Guandu, Marcelo Danilo; a representante da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, coordenadora de Educação Ambiental, Rose Alves; a secretária Especial de Projetos, Andreia Brito; o secretário de Agricultura, José Maurício; do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema); dos representantes das empresas Águas do Rio, Pérola e Light; e dos artesãos do projeto Economia Solidária.

Empresas engajadas na educação ambiental

Quem participou da programação no turno da manhã e da tarde não passou sede. Isso porque a empresa Águas do Rio disponibilizou água para todos, além de garantir espaço na programação para conversar com as crianças sobre o sistema de esgoto, coleta de rejeitos e reciclagem.

Para o representante da Águas do Rio, o coordenador de operações das cidades de Japeri e Queimados, Alexandre Mendes, apoiar ações do setor reforça o compromisso da empresa com o ecossistema e a população. “Pensar na sustentabilidade e educação ambiental é um papel social. Gostaria de parabenizar e agradecer a parceria que temos tido na realização de ações nos bairros do município”, disse.

Também estiveram presentes representantes da empresa Pérola, que ensinou às crianças sobre a importância da separação adequada dos lixos e reciclagem. A Light enviou profissionais ao evento e ofereceu mudas de plantas para auxiliar no processo de reflorestamento ambiental no município.