Atividades pedagógicas extraclasse movimentam alunos de Japeri

Os estudantes visitaram museus e participaram de palestras com temas variados

O primeiro semestre do ano letivo de 2022 foi repleto de atividades pedagógicas complementares para os alunos da Escola Municipal Ary Schiavo. Os combates à violência contra a mulher e ao Bullyng e Ciberbullyng estiveram entre os assuntos abordados. Os estudantes produziram um café literário com o tema: “Mãe, me conta a sua história!”. Além de participarem de palestras sobre empreendedorismo ministradas pelo Sebrae.

Foto: Lucas Alexandre

Sempre com a orientação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a escola fez uma parceria com a NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A). A empresa proporcionou aos alunos do ensino fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos), as seguintes oficinas: Chegando, Imersão, Impressões e Desembarque.

Segundo o Gestor Adjunto da escola, Leandro Alves, a oficina Imersão empolgou as crianças. Ela consistiu em uma exposição das obras de Monet em óculos 3D, com o nome “Monet a Beira D’água”. Por conta disso, a escola promoveu um passeio aos Museus de Arte do Rio e do Amanhã.

O gestor contou que o Pico da Coragem foi o local escolhido para os alunos do oitavo e nono ano entenderem mais sobre o processo de reciclagem e as técnicas de fotografia. As fotos produzidas pelos participantes estarão disponíveis em uma exposição com o nome “Retratos da Terra”, que será realizada em Setembro.

Já a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer promoveu cursos sobre cartonagem e confecção de buquês. A PMERJ falou sobre a importância da Lei Maria da Penha e quais são as providências a serem tomadas em situações de vulnerabilidade.

Os projetos foram coordenados pelas Orientadoras Pedagógicas e Educacionais da unidade escolar e pelos professores de Português e Matemática.

A exposição “Noites estreladas” apresentou aos alunos da EJA, as histórias dos artistas brasileiros. Além de poemas e apresentações de música, o evento contou com uma homenagem ao cantor e repentista japeriense, Mestre Azulão.