Palestra educativa aborda segurança na faixa de dutos de Japeri

Representantes da Transpetro visitam a Prefeitura Municipal de Japeri para alertar sobre os cuidados com os dutos e os riscos nos casos de furtos

Na manhã desta quarta-feira (6), a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação recebeu a visita de representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras, para uma palestra educativa cujo objetivo foi reforçar e alertar sobre a segurança na faixa de dutos de petróleo e de gás natural no município.

Os profissionais, além da visita à Prefeitura Municipal de Japeri, também irão realizar ações nos bairros vizinhos aos dutos para a conscientização dos moradores sobre os riscos causados por roubo e demais práticas ilegais relacionadas ao petróleo e seus derivados.

Segundo o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Gustavo Maurício, é preciso esclarecer e levar essas informações aos japerienses. “Os dutos são a forma mais eficaz de transporte de combustível e petróleo, por isso, é importante que todos conheçam os cuidados e perigos nos casos de furtos porque eles colocam risco a vida dos moradores e ao meio ambiente. Foi um prazer receber a equipe, espero que essa parceria perdure e traga bons resultados”, disse.

Foto: Lucas Alexandre

De acordo com os técnicos da Transpetro, é proibido cavar, furar, aterrar, realizar obras e construções, colocar fogo, fazer fogueira e soltar balões ou fogos. São essas as maneiras de se proteger e não colocar outras pessoas em risco nos locais próximos às faixas de dutos.

Eles orientam que, caso se perceba a presença de carros com mangueiras, canos ou outros equipamentos, cheiro forte e caminhões de combustível próximos das áreas marcadas da Transpetro, entre outros cenários suspeitos, a pessoa deve se afastar e denunciar.

Para essas situações, o canal de denúncias é o 168, onde é possível informar alguma urgência, solicitar autorizações, tirar dúvidas e fazer reclamações. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana.