Centro de reabilitação da Prefeitura de Japeri beneficia crianças com transtorno do neurodesenvolvimento

Centro de Reabilitação Infantil acolhe crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e distúrbios da aprendizagem

No dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Para acolher as crianças com esse e outros distúrbios que comprometem o desenvolvimento motor e intelectual, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu o Centro de Reabilitação Infantil, localizado no Centro Municipal de Especialidades Engenheiro Pedreira (antiga UMEP).

O Centro de Reabilitação Infantil disponibiliza atendimento com o objetivo de oferecer um tratamento integral e de qualidade com médicos e especialistas nas áreas de psicologia, pediatria, neurologia e fonoaudiologia que, em parceria com os pais e a escola, buscam a diminuição da interferência dos sintomas relacionados aos transtornos do desenvolvimento infantil no dia a dia das crianças.

Atualmente são atendidas 600 crianças por mês no local. O público-alvo são pacientes de 4 aos 17 anos e 11 meses de idade que possuem algum distúrbio neurológico que afeta a atenção, linguagem, percepção, interação social e memória. Para ser atendido é necessário o encaminhamento do pediatra ou da escola para o agendamento da consulta com o neuropediatra, apresentar xerox dos documentos do paciente e do responsável. As estratégias são traçadas de acordo com o perfil e as necessidades das crianças.

De acordo com a secretária de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, a gestão entende a necessidade e importância desse cuidado com as crianças. “O tratamento contra os transtornos do neurodesenvolvimento traz benefícios e melhorias significativas na vida social, familiar e estudantil dos pacientes. Em Japeri, atendemos centenas de crianças todos os meses e o objetivo é continuar cumprindo nosso papel de cuidar e incluir essas crianças na sociedade”, informa.

A coordenadora de Saúde Mental de Japeri, Thatyane Maia, conta que a iniciativa apresenta diversas vantagens aos pacientes. “Aqui nós mudamos vidas. O cuidado da equipe multiprofissional é fundamental, mas os cuidados devem ser continuados em casa e na escola também. Quando trabalhamos em conjunto abrangendo todas as dificuldades que os transtornos podem trazer, conseguimos ver um desenvolvimento das crianças de forma mais rápida e eficaz”, diz.

Um exemplo disso é a gestora do CIEP 401, Marcele Aparecida, que lida diariamente com alunos diagnosticados com TDAH e demais distúrbios de aprendizagem. “Utilizamos o Plano Educacional Especializado como ferramenta para nortear e alinhar as estratégias pedagógicas a fim de atender e sanar as dificuldades apresentadas por esses alunos. Não é fácil, mas em conjunto com os pais e especialistas conseguimos progredir”, conta.

Quando estão na estrutura escolar, os alunos são direcionados, acompanhados e incluídos. “Entendemos, enquanto profissionais, que a educação é um direito de todos. Nessa perspectiva, estarem dentro do ambiente escolar sendo assistidos em suas especificidades é o papel da instituição de ensino e equipe. Dessa forma, garantimos o que é previsto por lei a todo cidadão”, completa a gestora.

Sinais do TDAH em crianças
Assim como o autismo, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) costuma se manifestar nos primeiros anos de vida da criança. Segundo a coordenadora de Saúde Mental, os principais sinais característicos que envolvem o TDAH são: dificuldade em prestar atenção a detalhes e tarefas; parecer não escutar quando se fala diretamente com ela; não seguir instruções, ter problemas em terminar tarefas diárias; dificuldade para se organizar; ser facilmente distraído por estímulos externos; dificuldade em ficar sentado em lugares como salas de aula ou recepção; dificuldade para brincar calmamente; dificuldade em esperar a sua vez e interrompe os outros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*