Prefeitura de Japeri amplia vacinação contra a gripe

Secretária de Saúde, Drª Ana Luiza, enfatiza a importância da imunização para os moradores do município

A semana começou com uma boa notícia aos japerienses: a Prefeitura de Japeri anunciou a ampliação da vacinação contra a gripe a partir desta segunda-feira (27). De acordo com o informado pela Secretaria de Saúde, toda população a partir de 6 meses de vida poderá ser imunizada no município – enquanto durarem os estoques da vacina Influenza.

De acordo com o Ministério da Saúde, a mobilização contra a doença atingiu apenas 13,5% de cobertura vacinal. A campanha nacional de imunização contra a influenza teve início no dia 4 de abril, data em que foi feita a distribuição de doses para imunizar os grupos prioritários. Não havendo demanda, a quantidade que não foi utilizada passa a ficar disponível para a população em geral. O imunizante da gripe protege contra os vírus H1N1, cepa B e H3N2, do subtipo Darwin, que causou surtos no final do ano passado.

A secretária de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, convoca a população para que os índices de imunização contra a doença subam em Japeri. “Nós temos as vacinas e temos capacidade de aplicar esses imunizantes graças aos vacinadores que estão nas salas de vacinação do município. Ano passado, tivemos casos em várias regiões do país por conta da cepa H3N2. A vacina já protege contra essa cepa e as passadas. Precisamos combater essas doenças”, disse.

Para a coordenadora de Imunização, Priscila Martins, é essencial que a população se vacine, principalmente que os idosos procurem as unidades de saúde para se imunizar. “Nosso objetivo é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e impedir possível aumento de casos e superlotação do sistema de saúde de Japeri, além de diminuir o número de óbitos relacionados à doença”, diz.

Foto: Julia Cavalieri

Quem pode tomar a vacina contra influenza

A vacina contra a gripe pode ser aplicada simultaneamente ao imunizante contra Covid-19 em pessoas com mais de 12 anos. No caso de crianças de 5 a 11 anos, a recomendação é aguardar um intervalo de 15 dias entre os dois imunizantes. Se o usuário possuir algum sintoma gripal ou respiratório, é necessário que reprograme sua vacinação até que os sintomas passem e esteja plenamente recuperado.

A Secretaria de Saúde orienta que os usuários compareçam às unidades de vacinação, sempre que possível, em posse de um documento de identificação com foto e da caderneta de vacinação.

Postos de vacinação disponíveis

Para atender a população, todas as unidades de saúde e centros de especialidades estarão disponíveis para a vacinação contra a gripe, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Já as vacinas contra a Covid-19, continuam sendo aplicadas nas seguintes unidades espalhadas pelo município:

– UBS Santa Amélia (Rua Laura Cardoso, 61 – Santa Amélia – Engenheiro Pedreira)

– Academia da Saúde (Rua Francisco Russo, S/Nº, no bairro Areal – Engenheiro Pedreira)

– UBS Vila Central (Rua Clair Antunes, S/Nº – Vila Central – Engenheiro Pedreira)

– UBS Chacrinha (Rua João Salgado, Chacrinha, Japeri)

– UBS Delamare – (Rua Pinaré, S/Nº – Jardim Delamare)

– Centro Municipal de Especialidades Japeri (antigo Posto de Saúde Japeri Centro) (Av. Dr. Arruda Negreiros, 48 – Centro, Japeri)

– Centro Municipal de Especialidades Engenheiro Pedreira – antiga UMEP (Av. Tancredo Neves S/Nº – Mucajá)