Idosos participam de arraiá na unidade de saúde de Vila Central, em Japeri

Evento foi uma iniciativa dos profissionais da saúde em alusão ao Junho Violeta – mês de conscientização e combate à violência contra a terceira idade

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila Central entrou em clima de festa nesta terça-feira (21) com a realização do Arraiá dos Idosos. Com o tema “Alegria na Terceira Idade: um olhar de respeito aos idosos”, o evento é uma alusão ao Junho Violeta – mês de conscientização e combate à violência contra a terceira idade.

A programação teve por objetivo reforçar a importância da proteção aos idosos e fortalecer a cultura de não violência. Representantes do Conselho do Idoso e do CRAS realizaram palestras sobre o Estatuto do Idoso, seus direitos e as formas de denúncia em casos de violência. Além disso, passaram por atendimento médico e com nutricionista.

A turma da melhor idade começou o dia se divertindo com os contadores de histórias Marianne Flor e Gaspar, que apresentaram uma esquete sobre violência de forma leve e descontraída.

Para a presidente do Conselho do Idoso, Ana Claudia Marques, as ações do Junho Violeta evidenciam o que é visto em muitos lares do município durante todo o ano. “A violência existe e pode acontecer de diversas formas, das mais sutis às mais visíveis. É comum o vizinho ou algum parente presenciar ou perceber mudanças no comportamento e não denunciar por medo”, afirma.

Foto: Lucas Alexandre

Parceria na luta contra violência

A parceria entre a unidade de saúde e os idosos é essencial para que seja cumprido o papel social dos profissionais da saúde. É o que diz Érica Helena dos Santos, coordenadora do Programa Saúde da Pessoa Idosa. “As pessoas consideram violência apenas o ato de agredir fisicamente, mas vai muito além disso. Há diversos tipos de injustiças sofridas. Aqui existem pessoas dispostas a dar voz e a lutar por eles” , concluiu.

A aposentada Maria das Graças do Carmo, de 70 anos, participou da confraternização e saiu renovada. “Eu aproveitei muito, amei a apresentação e tudo que aprendi aqui. Hoje eu vi que muitos idosos sofrem violência e decorei o que fazer caso um dia aconteça comigo. Temos que denunciar os filhos, netos e todos que se aproveitarem da gente. Não podemos ter medo”, disse toda sorridente após curtir o arraiá.

Já o carpinteiro aposentado Alcídio José Martins, de 83 anos, também já sabe o que fazer em casos de violência. “Denunciar! Tem que denunciar. Se acontecer, vou combater fazendo a denúncia”, disse ele.

O agente de saúde Carlos Alberto Gomes, responsável pelo atendimento domiciliar, conta que a interatividade é fundamental para que o acolhimento siga sendo personalizado e humanizado. “O papel do agente de saúde é garantir continuidade e o acompanhamento dos pacientes fora do ambiente da unidade. Esse contato é fundamental para o avanço e construção de projetos terapêuticos e multiprofissionais”, diz.

Veja onde serão as próximas ações do Junho Violeta nas UBS de Japeri e Engenheiro Pedreira:

UBS: Lagoa do Sapo | Tema: Violência também é silenciosa | 23 de junho

UBS: São Sebastião | Tema: Como cuidar do seu idoso | 28 de junho

UBS: Chacrinha | Tema: Violência não, inclusão sim | 29 de junho

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*