Arraiá da terceira idade agitará o bairro Vila Central

Evento será realizado na Unidade Básica de Saúde da localidade em comemoração ao Junho Violeta, mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa

O programa especial para a melhor idade será no bairro Vila Central, e garantirá muita dança e comidas típicas do mês de junho. Isso porque, na próxima terça-feira (21), às 9h, será realizado o Arraiá dos Idosos na Unidade Básica de Saúde do bairro. O evento tem por objetivo reforçar a importância da proteção aos idosos, aumentar a interação entre a comunidade e fortalecer a cultura de não violência.

Com o tema “Alegria na Terceira Idade: um olhar de respeito aos idosos”, o arraiá é promovido em comemoração ao Junho Violeta – mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa – e conta com uma programação voltada para esta população. Os presentes terão acesso à vacinação, nutricionista, contadores de histórias, musicoterapia e atividades físicas, além de uma palestra com representantes do Conselho do Idoso e do CRAS, que falarão sobre o estatuto e os direitos da pessoa idosa.

“Nosso objetivo é incentivar a integração e participação dos idosos nas atividades de lazer, saúde e cultura do município de Japeri. Dessa forma, contribuiremos com a autonomia, melhoria no convívio social, e o fortalecimento dos vínculos entre os profissionais da saúde e as pessoas da terceira idade”, explica a secretária de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso.

Para a enfermeira Deise Silva, uma das organizadoras do evento, promover um momento de festa levando diversão e conhecimento é fundamental para o avanço do trabalho de proteção à terceira idade. “É muito importante essa parceria entre a unidade de saúde e os idosos. Dessa forma, conseguimos cumprir nossa obrigação social de cuidar e conquistar a confiança desse público para que o atendimento seja melhor e mais humanizado”, conta.

A também organizadora e enfermeira da unidade, Dyara Neves, menciona que a ação favorece a autonomia e socialização do idoso. “Eles irão se divertir, ter um momento de lazer, e também irão aprender sobre seus direitos. É muito importante que saibam o que fazer e como denunciar casos de violência”, diz.

É esperado o público de mais de 50 idosos, além de enfermeiras, assistentes sociais, médicos e demais profissionais autônomos da área da saúde. O evento será gratuito e aberto à comunidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*