Prefeitura investe R$ 3,4 milhões em reforma e construção de prédio anexo da Escola Municipal João XXIII

Com investimento de R$3,4 milhões a Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia na próxima semana as obras de construção e reforma de salas de aula, pátio, Quadra  poliesportiva e refeitório da tradicional Escola Municipal João XXIII, inaugurada há mais de 100 anos, em Japeri.

A obra será realizada com recursos próprios do governo municipal, do Salário Educação e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A previsão para conclusão do projeto é de dez meses. Enquanto isso, os alunos matriculados estão sendo lotados no CIEP 206 – Cyrene Moraes Costa.

De acordo com técnicos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, além da reforma do antigo prédio será construído um prédio anexo. No total serão 10 salas de aulas, banheiros, sala de informática, biblioteca, refeitório, auditório, quadra  poliesportiva. No antigo prédio ficarão instaladas a parte administrativa, com secretaria, sala de diretores e sala dos professores, sala de leitura.

Segundo a Prefeita, Drª Fernanda Ontiveros, a reforma da escola é uma demanda solicitada há muito tempo. “O investimento feito é resultado de uma política pública municipal que tem conseguido se planejar e avançar”, disse a prefeita.

Já a secretária de Educação, Professora Caroline Ontiveros, conta que uma obra desse tamanho enche seu coração de satisfação. “Uma escola não é apenas um prédio ou uma instalação. Uma escola é um lugar onde se constroem sonhos. De lá sairão os médicos, engenheiros e professores que mudarão o futuro do nosso município. Entregar aos alunos e aos servidores boas instalações é fundamental para o bom desempenho de todos”, diz.

A  Escola Municipal João XXIII atualmente tem capacidade para 439 estudantes e conta com o apoio de 54 servidores, entre professores e equipe administrativa. A estimativa é que passe a atender 600 alunos no ano letivo de 2023, possibilitando, inclusive, a contratação de mais pessoal. A próxima escola a receber melhorias ainda esse ano será o Ciep 401 – Lucimar De Souza Santos, localizado no Parque Mucaja, em Japeri.