Alunos de Japeri visitam ReBio de Tinguá e Onda Verde

As visitas fazem parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente que seguem até esta sexta-feira

Diversão, conhecimento e sustentabilidade. Essas palavras definem a quarta-feira (08) de 40 alunos do 8° e 9° ano da Escola Municipal João XXIII, localizada em Japeri. Levados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, eles participaram de uma trilha pequena trilha na Reserva Biológica de Tinguá, onde conheceram a estação de tratamento de águas e espécies vegetais nativas da Mata Atlântica.

Foto: Erick Soares

A primeira parada desta aventura ecológica em comemoração à Semana do Meio Ambiente foi na ONG Onda Verde, lá assistiram uma palestra com o biólogo Diogo Luiz, que entre outros temas, abordou recursos hídricos, ciclo da água e a importância da preservação dos biomas brasileiros. Em seguida, participaram de uma aula de biologia sobre os animais e sua importância para a natureza.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Meire Lucy, falou da importância de atividades voltadas para sustentabilidade, sobretudo nas escolas.
“Eles aprenderam e gostaram das atividades sobre desenvolvimento sustentável. Este contato direto com natureza os ensina como é importante sua preservação”, disse a gestora, que agradeceu a secretária municipal de Educação, Caroline Ontiveros, por abraçar o evento do meio ambiente disponibilizando o tempo dos alunos da rede de ensino para as atividades.

Animação

João Pedro Maximiliano dos Santos, de 14 anos, era um dos mais animados com as atividades. “Gostei muito de saber que os remédios feitos para controle de colesterol têm matéria-prima do veneno das cobras. Achei bem interessante. Também gostei das palestras sobre os biomas. Uma experiência incrível”, contou.

O biólogo, Diogo Luiz, ressaltou como o incentivo as atividades de educação sustentável são importantes nas escolas. “Fazemos isso há mais de 20 anos e já atendemos mais de 220 mil jovens, não só da Baixada Fluminense, mas de todo o estado. Aqui tratamos de educação ambiental e sustentabilidade”, disse.