Prefeitura de Japeri inicia Semana do Meio Ambiente com atividades para estudantes da rede pública

Alunos da Escola Municipal Bernardino de Mello participaram da oficina de reciclagem e visitaram a CooperJaperi

Foi dada a largada na Semana do Meio Ambiente no município de Japeri, na Baixada Fluminense. A Prefeitura, por meio Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), preparou diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Foto: Júlia Cavalieri

As ações tiveram início nesta segunda-feira (6) com a presença de estudantes da Escola Municipal Bernardino de Mello no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê. Após participarem da exposição de fotos e de uma oficina de reciclagem, os alunos da rede pública municipal realizaram uma visita técnica à Cooperativa de materiais recicláveis em Japeri, a CooperJaperi.

Para a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, realizar um evento deste porte no município é de extrema importância, pois incentiva e sensibiliza os moradores da região a cuidarem da terra. “A conscientização ambiental é o nosso foco para que a população de Japeri consiga incluir na rotina práticas que protegem o meio ambiente. As atividades desta semana serão focadas justamente no esclarecimento sobre a reciclagem, consumo consciente e descarte correto de resíduos”, enfatiza.

Aos 14 anos de idade, Maria Eduarda Faustino, estudante do 9° ano na Escola Municipal Bernardino de Mello, já sabe o que fazer para preservar o local em que vive.  “Hoje eu aprendi que nem toda água é potável para  beber e que reciclagem é uma coisa que precisamos fazer para garantir nosso futuro. Eu sempre estou plantando alguma coisa lá em casa e vou praticar mais. Se nós não fizermos isso, não tem ninguém que possa fazer pela gente”, diz.

Ray Arruda de Lima, do 8° ano, mal chegou ao Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê e já notou diferença até em sua respiração. “Quando cheguei estava com dificuldade para respirar e agora estou bem melhor. Lá na escola a gente aprende várias coisas sobre o meio ambiente. Como não poluir os rios e não jogar lixo no chão. Se não cuidarmos da natureza a gente acaba com a nossa própria respiração, passando mal no hospital ou pegando até uma micose.”

A gestora da escola, Indiara Martins, revela que os estudantes participam do Projeto Brincar (com materiais recicláveis) e já estão familiarizados com assuntos relacionados à sustentabilidade. “Os materiais utilizados são levados pelos próprios alunos e pela vizinhança. Envolvemos as famílias e os vizinhos da escola. É uma forma de abraçar a natureza em comunidade”, conta.

As atividades da semana terão encerramento na próxima sexta-feira (10), na Conferência Municipal do Meio Ambiente. “Ela será um marco importante na comemoração. Nela falaremos sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável, onde tiraremos do papel o Plano Municipal de Meio Ambiente. É uma vitória para o avanço dos cuidados do nosso município”, encerra Meire. Nos dias 7, 8 e 9 também serão realizadas ações com estudantes do Ensino Público Municipal de Japeri.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Dia 7: Visita da mini-ETA da CEDAE | Local: Escola Municipal Célia Sobreira – 10h e 14h
Dia 8: Visita à sede da ONG Onda Verde e a ReBio Tinguá – 8h às 16h
Dia 09: Visita ao Aterro Sanitário de Paracambi – 10h
Dia 10: Conferência Municipal do Meio Ambiente | Local: Sítio da Felicidade, na Rua Teixeira Leite, 139 – Jardim Marajoara