Projeto “Mobilização da Saúde” atende moradores do bairro Santa Terezinha

Iniciativa contou com testes rápidos, aferição de pressão e glicemia e outros serviços

Nesta sexta-feira (3), o bairro Santa Terezinha recebeu uma parada do projeto “Mobilização da Saúde”. A ação foi realizada no Campo Arranca Toco, na Avenida Macaíba, e contou com o oferecimento gratuito de diversos serviços de saúde.

Fotos – Júlia Cavalieri

Desta vez, a iniciativa da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, levou aos moradores atendimento médico, vacinação contra a gripe, tríplice viral, hepatite B e covid-19 (todas as doses foram disponibilizadas), pesagem do Auxílio Brasil, administração de vitamina A, aferição de pressão arterial e glicemia. Além disso, também foi realizado o recadastramento do SUS e foi aberta uma agenda extra para marcação de consultas na especialidade de pediatria e exame preventivo.

Moradora do bairro há 25 anos, Lenilsa Azevedo não perdeu tempo. Saiu de casa logo pela manhã e foi uma das primeiras pessoas a serem atendidas na ação. Aos 57 anos, a faxineira aferiu a glicemia e tomou a terceira dose da vacina contra covid-19 e gripe.

“O atendimento foi muito bom. Eu nunca tinha participado do projeto porque sempre é muito longe, mas ser atendida perto de casa é muito bom. Às vezes não dá tempo de sair daqui para ir ao posto de saúde. Fica muito corrido. Então, aproveitei a oportunidade e vim me vacinar para prevenir as doenças porque um prevenido vale por dois”, conta Lenilsa.

Já Brenda Ariele da Silva, de 22 anos, buscou atendimento para sua filha Larissa, de 1 ano e 10 meses, que teve uma crise de bronquite. “Eu sempre sou muito bem atendida no posto, mas é muito longe. Falar com o médico perto de casa é melhor ainda”, diz a estudante.

As ações não param por aí. A próxima parada do projeto acontecerá ainda no mês de junho, no bairro Bonfim. Em julho também haverá outra mobilização.