Japeri promove ‘Dia D’ de vacinação contra gripe, sarampo e covid-19 neste sábado (4)

Ação mobiliza crianças, jovens e adultos durante o dia 4 de junho, das 9h às 16h, em todas as unidades de saúde

O ‘Dia D’ de vacinação contra gripe, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola,) e covid-19 acontece neste sábado (4), em Japeri. Também será a reta final da campanha de vacinação contra a gripe no município. Isso porque o prazo para a imunização de pessoas que fazem parte do público-alvo e dos grupos prioritários termina igualmente no próximo sábado. Todas as unidades de saúde vão aplicar as vacinas. Além disso, a Academia da Saúde e os Centros Municipais de Especialidades Engenheiro Pedreira (UMEP) e Japeri participarão do mutirão, das 9h às 16h.

Fotos: Julia Cavalieri

A vacina pediátrica da Pfizer será aplicada em crianças entre 5 e 11 anos nas unidades da Academia da Saúde, Vila Central e Chacrinha. Enquanto isso, todas as demais unidades de saúde da rede seguem aplicando as doses das vacinas contra a gripe, sarampo e Covid-19.

Vale lembrar que devem se vacinar com a primeira dose do imunizante contra covid-19 crianças com 6 anos ou mais (exceto as unidades da Academia da Saúde, Chacrinha e Vila Central, nas quais foram aplicadas a Pfizer pediátrica em crianças com idade de 5 anos). Já a segunda dose pode ser aplicada apenas com prazo de 56 dias após o recebimento da primeira dose das vacinas Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.

A dose de reforço é para crianças a partir dos 12 anos com, no mínimo, 4 meses completos após a segunda dose. A segunda dose de reforço para pessoas com mais de 60 anos deve ser realizada quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço.

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE E SARAMPO

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, serão vacinados contra a gripe os idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde e demais grupos prioritários de 5 a 59 anos.

As gestantes e puérperas também precisam apresentar a carteira de pré-natal. Para os pacientes com doenças crônicas, é exigida uma declaração do médico ou uma prescrição de medicamento com o seu nome que tenha sido feita até 90 dias antes. Receberão a tríplice viral crianças de 6 meses a 4 anos completos e profissionais da saúde.

Para a vacinação contra gripe, tríplice viral e covid-19 é necessário levar, além do cartão de vacina, comprovante de residência, identidade, CPF ou cartão do SUS e comprovante de vínculo empregatício (para trabalhadores do grupo prioritário). No caso das crianças, é preciso que estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis legais e apresentem a identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacinação.

Confira os demais grupos prioritários que fazem parte da campanha de vacinação contra a gripe:

• Residentes e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI);
  • Professores e trabalhadores da educação;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • Pessoas com deficiência permanente (PcD);
  • Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
  • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários.

Japerienses que fazem parte destes grupos devem procurar o posto de saúde mais próximo para garantir a sua dose. A vacina é a forma mais eficaz de reduzir chances de internação e mortalidade decorrentes das complicações das doenças.