Mais mobilidade: Japeri dá início às obras da Estrada São José

Ainda foram anunciadas as obras de drenagem e pavimentação dos bairros Nova Belém, Santa Amélia e Delamare, além da construção da maternidade municipal

Um sonho antigo da população de Japeri já é realidade: a construção da Estrada São José. Isso porque, neste sábado (28), o governador Cláudio Castro e a prefeita Fernanda Ontiveros assinaram a ordem de início para drenagem e pavimentação da via que vai ligar os dois grandes centros urbanos: Engenheiro Pedreira a Japeri. Além disso, foi dado o pontapé inicial para pavimentação nos bairros Santa Amélia, Nova Belém e Delamare e o anúncio para licitação da maternidade municipal.  Somando, os investimentos em infraestrutura chegam a R$ 100 milhões, que nunca foram realizados em outras gestões, já que a cidade tem mais 70% de ruas sem saneamento e pavimentação.

Com um investimento de R$ 28 milhões, a obra da Estrada São José vai reduzir o trajeto entre os dois locais de 12 km para cerca de 4 km. Além de encurtar o trajeto, o projeto também prevê a implantação de uma ciclovia e a construção de uma ponte. As melhorias serão realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras (Seinfra), sendo fruto de um projeto elaborado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Obras.

“Estou muito feliz de vir aqui para dar início a essa obra tão esperada pela população de Japeri que já começa nesta segunda-feira. Também vamos pavimentar três bairros do município, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado das Cidades. Assumo o compromisso público de ajudar a Prefeitura de Japeri a construir a maternidade municipal”, anunciou o governador Cláudio Castro.

Feliz com a ordem de início das melhorias, a prefeita Fernanda Ontiveros ressaltou a importância das parcerias. “Através dessa união vamos continuar transformando a vida da população japeriense. A cada passo vamos unindo a cidade e assim tirando o estigma de um município dividido. Estamos investindo mais de R$ 100 milhões em diversas frentes de obras”, ressaltou.

Outra importante notícia são as obras de drenagem e pavimentação nos bairros Santa Amélia, Delamare e Nova Belém. As melhorias vão chegar aos locais graças à elaboração do projeto de revitalização realizado pelas secretarias municipais de Obras e Urbanismo. A previsão é que as intervenções iniciem nos próximos dias. O investimento é de mais de R$ 25 milhões por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Japeri e o Governo do Estado.

A tão sonhada maternidade

O governador Cláudio Castro se comprometeu a licitar em 30 dias as obras da maternidade municipal. Promessa de campanha da prefeita Fernanda Ontiveros, Castro garantiu que mesmo que o processo burocrático cause entraves, o Governo do Estado transferirá os recursos por meio dos fundos para que a população japeriense volte a ter seus filhos na cidade.

Castro anunciou a medida durante o anúncio dos pacotes de obras de infraestrutura para a região. Ao mesmo tempo, a prefeita também garantiu a construção da maternidade. “Meu maior compromisso é que volte a nascer japerienses. Esse é o meu desejo e o sonho da nossa população. Vamos garantir que o nosso povo tenha a oportunidade de crescer aqui”, afirmou a prefeita que lembrou que a maternidade foi um dos projetos de parcerias feitas ao governador, entre outros pedidos que estão sendo concretizados.

O anúncio vai dar o fim à espera de mais de 11 anos, uma vez que a maternidade, que era conveniada com o SUS, fechou em 2011.  Desde então, as gestantes da cidade precisam recorrer a outras cidades para terem seus filhos.