Conselheiros da Economia Solidária tomaram posse nesta quarta-feira (25)

O novo conselho irá contribuir para a formulação de políticas públicas para o setor, que existe há oito anos na cidade

Tomaram posse na tarde desta quarta-feira (25), no Centro Cultural Luiz Eduardo Maron de Magalhães, os 14 membros do Conselho de Economia Solidária do município de Japeri. Eles vão contribuir para a formulação de políticas públicas para o setor, cuja formação é paritária com participação da sociedade civil e governo.

A organização está vinculada à Secretaria Municipal da Cultura e foi criado em 25 de abril deste ano. Ele possibilitará a seus membros definir os critérios para seleção de programas e projetos a serem financiados com recursos públicos ou benefícios resultantes da implementação da Lei da criação do órgão.

O Conselho permite, entre outras coisas, o acompanhamento e avaliação da gestão financeira, os ganhos sociais e o desempenho dos programas e projetos financiados por recursos públicos.

De acordo com o secretário de Cultura, Jorge Braga Jr., o conselho surgiu da demanda do Fórum de Economia Solidária, que existe há oito anos na cidade.

Segundo a conselheira Gilza Rosa Morais dos Santos, o Fórum Municipal de Economia Solidária se fortaleceu através da exposição dos artesãos que se reuniram para mostrar seus trabalhos, em função de gerar trabalho e renda.

“Depois nos juntamos com a feira da roça para o desenvolvimento econômico social das famílias que vivem do artesanato, agricultura familiar, reciclagem, apicultura e cultura alimentar”, contou acrescentando que cerca de 50 pessoas estão envolvidas diretamente no fórum.