Inscritos no curso oferecido gratuitamente pela Prefeitura têm o sonho de compor a Orquestra Jovem Música do município
Dezenas de crianças e jovens participaram da aula inaugural de violino e violoncelo, na manhã desta quarta-feira (4), no Centro Cultural Deputado Luis Eduardo Maron, no bairro Mucajá. A iniciativa, que tem entre os objetivos a música como instrumento de transformação pessoal e social, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Japeri e o Projeto Orquestra Jovem.
As inscrições ainda estão abertas e alunos da rede pública e privada com idades entre 7 e 17 anos podem participar. Basta se inscrever no Instituto Evangélico Pastor Augustinho Valério de Souza, localizado à Rua Sheik Rejane, 27, São Jorge, em Japeri, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os kits de violinos e violoncelos são fornecidos durante a aula pela iniciativa.
O projeto foi idealizado pelo professor Adriano de Araújo, em Itaguaí, e em cinco anos de fundação inaugura o 17º polo. “É preciso que vocês divulguem em suas redes sociais e que venham para fazer a diferença. Precisamos valorizar as coisas boas”, disse o músico, que ainda irá inaugurar dois polos em Angra dos Reis.
De acordo com o secretário municipal da Cultura, Jorge Braga Jr., serão quatro turmas das modalidades. “Vamos oferecer as aulas no polo do Mucajá e no Centro de Japeri. Nosso objetivo é atender cerca de 200 crianças. Aproveito para agradecer a deputada Rosangela Gomes por trazer esse projeto para o município”, explicou.
Emoção
Quem esteve no evento se emocionou com a coragem dos jovens japerienses Renan Alves Rosa, 15 anos, que já iniciado na música tocou com seu próprio instrumento “Brilha, Brilha, Estrelinha”, e Alan Gilberto da Silva, 11 anos, que brilhantemente tocou “A Thousand Years”.
Ambos se dizem apaixonados pelo violino e conheceram o instrumento na igreja. “Eu costumo dizer que o violino que me escolheu. Antes eu tocava flauta, mas o violino tem o som mais leve”, contou Alan, aluno da E.M Bernardino de Melo.
Já Renan contou que sempre gostou de música e há cerca de um ano e meio faz aulas de violino na igreja, mas que ao saber do Projeto Orquestra Jovem, não pensou duas vezes em se inscrever. “Sou um apaixonado pelo instrumento e quero aprender mais e mais para fazer parte da orquestra”, disse o aluno do 1º ano.