Japeri dá início à coleta seletiva porta a porta

Sistema vai beneficiar catadores com geração direta de renda. No total seis bairros vão receber equipes de segunda a quarta-feira

Preservar o meio ambiente é um dever de todos. Pensando nisso, o município de Japeri iniciou, nesta sexta-feira (29), o sistema de coleta seletiva porta a porta. O lançamento da iniciativa foi marcado com uma cerimônia na Praça Leni Ferreira, no Centro da cidade, além de uma ação de conscientização em todo o entorno. No total, seis bairros serão beneficiados com a destinação correta do material graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (CooperJaperi).

Fotos: Julia Cavalieri

O evento contou com a presença do subsecretário Estadual de Saneamento, Sergio Mantovani; da prefeita de Japeri, Drª Fernanda Ontiveros; da secretária municipal do Ambiente Meire Lucy; do presidente da CooperJaperi, Joel Ferreira.

Neste primeiro momento, o projeto piloto vai contemplar os bairros Chacrinha, Centro de Japeri, Mucajá, Engenheiro Pedreira, Caramujos e Cosme Damião. A coleta será feita ‘de porta em porta’ na casa dos moradores, das 9h às 17h. Todo o material recolhido será levado para a CooperJaperi (Rua Borborema, nº 30, no bairro Mucajá).

Os locais que não estão contemplados podem realizar a entrega do material nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) na CooperJaperi, Secretaria Municipal do Ambiente ou no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê. O serviço pode ser solicitado pelo WhatsApp (21) 96547-7815.

Presente no evento, a prefeita de Japeri, Drª Fernanda Ontiveros, destacou a importância do sistema na cidade. “A coleta seletiva diminui o impacto ambiental, mas a questão mais importante é que ela gera emprego e renda. Acreditando nisso vamos trabalhar muito para que esse projeto avance cada vez mais. A cidade precisa crescer, desenvolver e melhorar a qualidade de vida dos nossos moradores”, relatou a médica.

Já a secretária municipal do Ambiente, Meire Lucy, disse que o programa de coleta seletiva está em crescimento graças a parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado, o Consórcio Centro-Sul e a CooperJaperi.

“É necessário que todos tenham conhecimento e consciência da importância da coleta seletiva e da reciclagem. O único modo efetivo de contribuirmos para mitigação dos impactos ambientais negativos é reduzindo a geração de resíduos e os  reutilizando os resíduos na reciclagem dos mesmos, sem isso não há como afirmar que estamos contribuindo para um mundo melhor”, enfatizou.