Eventos culturais gratuitos agitam Japeri neste sábado (19)

Iniciativas são dos projetos selecionados pelo Edital Mestre Irani financiados com recursos da Lei Aldir Blanc, que socorreu os artistas durante a pandemia

Os projetos contemplados pelo Edital Mestre Irani, por meio da Lei Aldir Blanc, continuam dando frutos em Japeri. Neste sábado (19), a cidade está com uma programação repleta de atividades culturais, totalmente gratuitas, que vão desde a venda de produtos confeccionados por artesãos, realização do baile de carnaval para a terceira idade e oficina de encadernação.

E é no Dia do Artesão, comemorado neste sábado, que os japerienses poderão participar da Feira de Economia Solidária, às 10h, na Quadra do bairro Eucaliptos, onde terão os melhores produtos nas áreas de gastronomia, artesanato, agricultura familiar e apicultura

Também no mesmo local haverá palestras em comemoração ao Dia Internacional Contra Discriminação Racial, além de teste de hepatite C, pré-cadastro de carteira para artesãos, oficinas de crochê, entre outros serviços.

Pela tarde, a partir das 14h, é a vez da Oficina de Encadernação, que acontecerá no Ateliê Manuscrito, no bairro Nova Belém. Para essa atividade, é necessário inscrição prévia. Já o Projeto “Baila Comigo”, de Lilian Lima, reunirá idosos de todas as idades em um baile temático de carnaval, a partir das 16h, no Centro Cultural Deputado Luiz Eduardo Maron, no Mucajá. A entrada é gratuita e o uso de máscara é obrigatório. Não há necessidade de inscrição prévia.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Jr. , os projetos seguem até maio. Ao todo foram 37 projetos selecionados por meio do Edital Mestre Irani. “Neste momento os agentes culturais estão apresentando seus trabalhos com recursos da Lei Aldir Blanc, que veio em socorro aos artistas por conta da pandemia”, explicou o gestor da Pasta.