Japeri recebe obras do Programa Sanear Guandu

Projeto será iniciado nesta sexta-feira (4). Iniciativa, em parceria com o Governo do Estado, vai levar saneamento básico para área rural

A Prefeitura de Japeri, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Comitê Guandu-RJ, vai lançar na próxima sexta-feira (4) as obras do Programa Sanear Guandu na cidade. A iniciativa, que vai impedir o despejo de cerca de 10 milhões de litros de esgoto por dia em rios que drenam o Guandu e nele próprio, tem o investimento de aproximadamente R$1,8 milhão. A cerimônia acontecerá no bairro São Pedro (Estrada Teófilo Cunha, nº 246, esquina com a RJ 113), a partir das 15h.

O objetivo do programa é melhorar a qualidade da água dos rios que drenam o Rio Guandu – manancial que abastece cerca de nove milhões de casas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Em Japeri, as obras para tratamento de esgoto vão acontecer nos bairros São Pedro, Esperança, Teófilo Cunha (somente os sítios) e Santo Antônio, além dos assentamentos Boa Esperança, Paes Leme e Fazenda Normandia. No total, mais de 2,3 mil moradores serão beneficiados com as melhorias.

No bairro Esperança serão instaladas duas Estações de Tratamento de Esgoto. Já as demais localidades vão receber o tratamento unitário, que são instalações em cada uma das residências/sítios para evitar o desperdício do esgoto in natura nos rios.

“É uma honra para nós poder somar nesse projeto por meio da secretaria e do Inea. Com essas obras damos um importante passo na área de saneamento fluminense. Vamos atuar em parceria com as prefeituras e empresas contratadas, dando atenção às famílias e pescadores da área do Guandu”, explicou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Já a secretária municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, disse que a chegada do programa na cidade vai trazer mais qualidade de vida à população. “Essa iniciativa, que foi feita em conjunto com a prefeitura, vai elevar o bem-estar e, principalmente, melhorar a saúde das pessoas. O Guandu oferece água para milhões de pessoas, portanto temos que cuidar da qualidade dessa água e evitar o despejo do esgoto nos rios”, disse a gestora.