Apresentações culturais vão movimentar Japeri durante quatro meses

Projetos contemplados pelo Edital Mestre Irani vão promover oficinas e exposição de teatro, música, web tv, literatura, oficinas e cinema

Batismo e cordéis fazem parte das atividades de capoeira programadas para o mês de abril.

Nos próximos quatro meses a cidade de Japeri irá respirar cultura por todos os cantos. É que a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Edital Mestre Irani, selecionou 37 projetos culturais que serão apresentados à população. A programação, que conta com apresentações de teatro, música, web tv, literatura, cinema e oficinas em geral, começa no dia 19 com o show “Comédia com Banquinho”, do grupo Japeri Comedy e vai até 21 de maio.

O evento vai iniciar a partir das 19h, com distribuição de senha meia hora antes, no Espaço Superar (Rua Chiquita Reis, nº 91, Centro de Japeri).

Os projetos, que foram contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc do Governo Federal, serão realizados em equipamentos públicos como escolas, praças, quadras esportivas, centro cultural, entre outros locais. Totalmente gratuitas, as atividades serão voltadas para crianças, jovens e a terceira idade.

A programação de fevereiro e março, conta, ainda, com oficina de confecção e manipulação de Teatro Lambe-Lambe, Feira de Economia Solidária, customização, Projeto Canto e Encanto, Oficina de Encadernação, entre outras.

Para o Secretário de Cultura, Jorge Braga Jr., o Edital Mestre Irani é o primeiro da cidade a transformar projetos idealizados pelos agentes culturais em realidade. A prefeitura dará suporte, mas a execução é por conta dos contemplados pelo edital.

“Este edital está sendo um grande aprendizado para nós. É a primeira vez que os agentes precisam elaborar projetos, prestar contas e executar suas próprias ações. Os agentes culturais foram beneficiados com recursos da Lei Aldir Blanc, criada em caráter emergencial para socorrer economicamente o setor cultural por conta da pandemia da Covid-19”, disse o secretário.