Pequenas cirurgias já são realizadas em Japeri

Criação do ambulatório possibilita a diminuição da fila de espera para procedimentos cirúrgicos simples

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta sexta-feira (11) os atendimentos para realização de pequenas cirurgias – procedimentos cirúrgicos simples que não necessitam de internação hospitalar -, na Unidade Mista de Engenheira Pedreira (Umep), no bairro Mucajá. No ambulatório estão sendo realizados procedimentos de remoção de verruga, unha encravada, pintas, cistos e lipomas e reconstrução de orelha rasgada, entre outros.

Fotos: Julia Cavalieri

O objetivo da gestão municipal com a implementação do Ambulatório de Pequenas Cirurgias é diminuir as filas de espera para realização dos procedimentos. De acordo com o levantamento realizado pelo Sistema de Regulação, mais de 400 pacientes aguardavam pelo serviço, desde 2019.

“Com o ambulatório conseguimos dar celeridade a esses procedimentos que muitas pessoas estavam agendados desde 2019. São pequenas cirurgias, mas que se não tratadas, podem piorar e causar sérios danos à saúde desses pacientes. Temos trabalhado de forma incansável para ofertar uma saúde mais humana e com serviços de qualidade para todo cidadão”, destaca a secretária municipal de Saúde, Ana Luiza Affonso.

A cirurgiã Isadora Morone, que é responsável pelos procedimentos no ambulatório, disse sobre a importância do espaço. “A realização desse serviço tem a finalidade de ampliar o atendimento às pessoas que precisam desse tipo de intervenção cirúrgica. Isso evita que a população se desloque para outra cidade”, contou a médica.

ATENDIMENTO GRATUITO

Quem comemorou a iniciativa foi o japeriense José Gomes, de 50 anos. O morador de Engenheiro Pedreira passou por um pequeno procedimento. “Muito bom esse espaço. Eu pensei que nunca ia conseguir essa cirurgia, que foi totalmente indolor. Estão de parabéns!”, relatou.

Para a realização da pequena cirurgia é necessário que o paciente seja atendido por um médico na unidade de saúde mais próxima da sua casa. O profissional deve expedir um encaminhamento para o serviço e o Setor de Regulação (anexo a Umep) irá realizar o agendamento.