Saúde de Japeri monta força-tarefa para enfrentamento da covid-19

Para atender a demanda médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das especializadas foram alocados nos Centros de Triagem da cidade

Em busca de ajudar no combate ao coronavírus, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está montando uma força-tarefa. A partir desta sexta-feira (14), os profissionais de saúde, que atuam na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Umep) e no Posto de Saúde Japeri Centro, foram alocados nos Centros de Triagem para atender os pacientes com Covid-19 e sintomas gripe. Com isso, apenas as consultas médicas nesses locais estão suspensas até o dia 31 de janeiro. Já os atendimentos nas unidades básicas de saúde estão mantidos. 

Os Centros, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, são exclusivos para atendimento de pacientes com suspeita de síndromes gripais. A implantação dos setores tem como objetivo reduzir o atendimento nas demais unidades de saúde e, também, deixar mais segura a população que busca atendimento para outros problemas médicos.

“Estamos realizando cerca de 200 atendimentos por dia em cada Centro de Triagem. Por isso, montamos uma força-tarefa e iremos destinar todos os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das especialidades para ajudar nos atendimentos. Vale lembrar que os pacientes que já estavam com consultas marcadas, serão reagendados”, explicou a secretária da Pasta, Ana Luiza Affonso.

O município teve um aumento de 56% nos atendimentos dos Centros de Triagem e atualmente conta com 64 casos positivos e 315 casos suspeitos da doença. Vale lembrar que até o momento não há casos da variante Ômicron na cidade.

Os Centros, que contam com uma equipe multiprofissional, oferecem atendimento médico, vacinas para Covid-19 e exames para detectar o novo coronavírus. Os moradores que apresentarem sintomas como febre, dor de garganta, nariz entupido, espirro, entre outros, podem procurar um dos Centros de Triagem, com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Vale lembrar que o atendimento na Policlínica Itália Franco é somente para casos de emergência. 

Confira os locais de atendimento:

– Centro de Triagem 1 (Avenida Tancredo Neves, 634-716- parque Mucajá)

– Centro de Triagem 2 (Rua Arruda Negreiros, S/N, Japeri)

Texto: Aline Lopes / Fotos: André Uchôa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*