Japeri promove palestra em alusão ao ‘Janeiro Branco’

Encontro discutiu propostas que serão levadas a V Conferência Regional de Saúde Mental

Janeiro Branco é o mês dedicado à conscientização para os cuidados com a saúde mental. E para colocar esse assunto em evidência, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (12) uma roda de conversa sobre o tema. O evento aconteceu na Escola Municipal Ary Schiavo, no Centro da cidade, e contou com o apoio do Conselho Municipal de Saúde.

Com o tema “A política de saúde como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da intenção da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde”, o evento contou com a realização de palestras com psicólogos e outros especialistas em cuidados com saúde mental. 

Além das orientações à população, o encontro também serviu para a apresentação de propostas, que serão levadas para o debate na “V Conferência Regional”, prevista para ser realizada no dia 28, em Belford Roxo.

“É muito importante tratarmos sobre saúde mental e não só no mês de janeiro. Precisamos trazer o tema à tona todos os dias, pois muitas vezes temos pessoas com problemas internos perto de nós e sequer sabemos”, disse Thatyane Maia, Coordenadora de Saúde Mental.

Como buscar ajuda na cidade?

Japeri conta com quatro unidades para atender a população que necessite de ajuda no tratamento de saúde mental. Para agendar uma consulta, é necessário apresentar um encaminhamento médico dado pelo Clínico Geral, além dos documentos de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. O agendamento e encaminhamento são dispensados para atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

Confira os locais e atendimentos oferecidos:

– Centro de Atenção Psicossocial Dr. Jorge Tannus Rejame (Rua Dr. Arruda Negreiros, 49 – Centro Japeri)
. Assistência Social
. Técnicos de Enfermagem
. Psiquiatria
. Psicologia


– UMEP (Avenida Tancredo Neves, 634 -716 – Parque Mucajá)
. Psicologia
. Psiquiatria

 
– CRI – Centro de Reabilitação Infantil (Anexo a Umep)
. Fonoaudiologia
. Psicologia
. Neuropsiquiatria


– Japeri Centro (Rua Dr. Arruda Negreiros, S/N – Centro Japeri)
. Psicologia
. Psiquiatria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*