Educação de Japeri realiza capacitação de merendeiras

Encontro, que reuniu mais de 70 cozinheiras, teve por objetivo implementar  boas práticas na alimentação escolar

A alimentação escolar de qualidade e segura proporciona aos alunos bons rendimentos no processo de ensino-aprendizagem. Com o intuito de incentivar as práticas sanitárias na manipulação dos alimentos, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira (15) a capacitação de mais de 70 merendeiras. O encontro aconteceu na Escola Municipal Bernardino de Melo, em Engenheiro Pedreira, e contou com a presença da secretária da Pasta e nutricionistas.

A capacitação teve por objetivo implementar novas práticas de manipulação de alimentação seguindo as diretrizes do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos profissionais da cozinha. Além dos cuidados de distanciamento por conta da pandemia com o retorno do ano letivo de 2022.

As merendeiras também aprenderam sobre os cuidados que devem ter para evitar doenças alimentares como a salmonella e as infecções intestinais. Além disso, um guia alimentar estará disponível em cada uma das 30 unidades escolares e nas quatro creches.

A capacitação foi realizada pelo setor de Nutrição Escolar  da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que falaram do novo cardápio, que restringe a ingestão de açúcar, gorduras, produtos ultraprocessados (alimentos industrializados) e valoriza os produtos in natura.

A secretária municipal de Educação, Caroline Ontiveros, falou do empenho do governo em melhorar as condições de trabalho e da compra dos novos utensílios para as cozinhas.

“Essa gestão está fazendo um esforço enorme para melhorar as condições de trabalho e garantir novos utensílios para as escolas. Já foi realizada licitação para a compra de geladeiras, freezers, panelas e outros materiais”, explicou Carol, salientando a necessidade de equipar ainda mais as unidades.

Participaram do evento a Diretora de Ensino, Gisele Teixeira, a coordenadora Nutricional, Lúcia Fidalgo, e as nutricionistas Karina Coutinho, Juliana Oliveira, Josilene Valporto e Patrícia Suzano.

Merendeiras

Lotada há 24 anos na Escola Municipal Amaralina, em Japeri, a merendeira Wanderli Martins Saldanha acha importante a capacitação. “Estes encontros são muito importantes para a melhoria do atendimento aos alunos na escola e para a nossa convivência profissional”, relatou.

Quem também gostou da capacitação é a também merendeira Eliane da Costa Marcelino, que atua na Escola Municipal Celita Rodrigues, no bairro Marajoara. “Trabalho há três na escola e sempre participo dos encontros. Gosto muito das orientações que as nutricionistas nos passam”, contou.