Japeri realiza coleta e destinação correta de pneus velhos

Ação, que recolheu 900 materiais inservíveis, foi realizada em parceria com o Governo do Estado por meio da empresa Reciclanip

Descartar os pneus de forma indevida pode gerar um grande problema ambiental. Em busca de solução para essa questão, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou nesta terça-feira (23) a coleta e destinação desses objetos usados. Os agentes públicos percorrem diversas borracharias da cidade que realizam os descartes dos materiais. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Governo do Estado através da empresa Reciclanip.

A ação começou cedo na Praça Vereador Wendel Coelho, em Engenheiro Pedreira e pela tarde na Praça Leni Ferreira, em Japeri. Um caminhão disponibilizado pela empresa realizou a coleta dos materiais enquanto os agentes públicos foram até as borracharias. No total, 900 pneus inservíveis foram recolhidos.

Agora, além de não serem mais um poluidor do meio ambiente, os pneus também não vão servir de local para a reprodução do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

A secretária municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, participou da iniciativa e destacou a importância desta ação para a cidade. “Nossa principal missão é sensibilizar os borracheiros sobre a forma correta de destinação dos pneus. Dessa forma, contribuímos para a preservação ambiental e, claramente, da saúde pública, considerando que esse material pode se tornar foco para criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, complementou a gestora.

Quem colaborou com a iniciativa foi o borracheiro Jorge Fernando da Silva, que comemorou a iniciativa e entregou aos agentes municipais os pneus inservíveis. “Muito boa essa ação e isso ajuda muito a gente que tem dificuldades em realizar o descarte correto”, disse.

Texto: André Uchôa / Foto: Igor Lima