No dia Municipal da Cultura, comemorado nesta segunda-feira (8), população pôde apreciar atrações como música, apresentações, exposições e oficinas de tricô e artesanato
O Dia Municipal da Cultura de Japeri teve programação especial nesta segunda-feira (8) na Praça Vereador Wendel Coelho no centro de Engenheiro Pedreira. Para marcar a data, dezenas de artesãos e outros agentes culturais promoveram um dia efervescente na cidade, com apresentações musicais, rodas de capoeira, oficinas de pintura, de crochê e de artesanato em feltro. Também foram expostos pratos típicos do principal produto agrícola da cidade, o aipim. Entre os quitutes oferecidos, estavam o nhoque, palha, sucos, bolos e chips de banana doces e salgados.
Para o secretário de Cultura, Jorge Braga Junior, o evento na praça marca a importância de reunir em um único local mais de 30 agentes de cultura. “Os moradores precisam conhecer e valorizar a cultura local. A cidade produz cultura e as pessoas não conhecem seus artistas”, disse Jorge. Ele enalteceu o cuidado e o apoio da prefeita Drª Fernanda Ontiveros.
De acordo com Jorge, são mais de 300 agentes de cultura cadastrados e 30 grupos coletivos e instituições. Ele contou ainda que o objetivo do evento é dar visibilidade às atividades culturais e mostrar a força do movimento cultural, que tem os artesãos como a principal atividade. Para a representante do Conselho Municipal de Cultura, Gilza Rosa, é importante que o artesão gere renda dentro próprio município e se veja como profissional.
O evento, que começou às 10h, teve encerramento às 17h. Participaram da mesa de abertura o vereador Ziel Pavano Mesquita, o secretário de Esportes, Marcelo Capoeira, o mestre Irani Fernandes e a artesã Gilza Rosa, representante do Conselho Municipal de Cultura.
Fotos: Igor Lima
Texto: Madalena Angelo