Prefeitura de Japeri realizará atividades em alusão ao ‘Novembro Azul’

Encaminhamento para exames de rastreamento do câncer de próstata, teste rápido, aferição de glicemia e de pressão arterial, além de palestras, serão oferecidos nas unidades básicas

Para quem pensa que cuidar da saúde é coisa de mulher, está muito enganado. Os homens também precisam ir ao médico para realizar um check-up periódico. A fim de conscientizar a população masculina sobre a importância de realizar exames preventivos regularmente, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará nesta terça-feira (9) a campanha ‘Novembro Azul’, que promoverá uma série de atividades nas unidades de saúde durante todo o mês. Para dar abertura à programação, uma palestra será realizada a partir das 9h no Auditório da Semus.

A campanha tem como objetivo principal alertar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata, um tumor que atinge, na maioria das vezes, homens acima de 40 anos. Quando o caso é identificado precocemente, a chance de cura é maior.

O câncer de próstata é o terceiro mais comum entre os homens, ficando atrás somente do de pele e do pulmão. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata no Brasil.

Durante todo o mês, as unidades de saúde do município promoverão atividades como encaminhamento para os exames Antígeno Prostático Específico (PSA) e Ultrassonografia de Próstata, teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), palestras e aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

– Tema: Não deixe o preconceito tomar conta da sua saúde
Horário:14h
Local: Auditório da Semus

– Tema: Cuidar da saúde também é coisa de homem
Local: UBS do Chacrinha

– Tema: Prevenção do câncer de próstata
Local: UBS Nova Belém

– Tema: A importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
Local: UBS Chacrinha

-Tema: Drible o preconceito, cuide da saúde
Local: UBS São Sebastião

– Tema: Homem que é homem se cuida
Local: UBS Alecrim

– Tema: Prevenção do câncer de próstata
Local: UBS Santa Amélia

– Tema: Cuidar da saúde também é coisa de homem
Local: UBS Delamare

– Tema: Prevenção é segurança
Local: Japeri Centro

– Tema: Homem que é homem se cuida
Local: UBS Rio D’ouro

– Tema: Homem que se cuida tem atitude. Valorize sua vida!
Local: Polo Marabá

– Tema: A importância do cuidado precoce no câncer de próstata
Local: UBS Lagoa do Sapo

– Tema: A importância da saúde do homem na prevenção do câncer de próstata