Prefeitura faz choque de ordem no Centro de Engenheiro Pedreira

Comerciantes e ambulantes têm 48 horas para se adequarem às novas regras para  evitarem multas e apreensões

A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública de Japeri iniciou na madrugada desta quarta-feira (27) operação que visa ordenar o comércio e o espaço público do Centro de Engenheiro Pedreira.  Neste primeiro momento, os comerciantes e os ambulantes que foram notificados, têm prazo de 48 horas para cumprirem as determinações do órgão. A operação continuará até sexta-feira (29).

De acordo com o secretário da pasta, Jorge Dantas, entre os principais problemas encontrados estão a exposição de mercadorias e barracas no meio da calçada, o que além de produzir poluição visual ainda atrapalham a circulação dos pedestres.

“Este ordenamento do centro é um desejo da prefeita. Ela tem nos pedido uma atenção para estas questões. Já estamos trabalhando para a construção de um mercado popular a fim de realocarmos os trabalhadores ambulantes”, esclareceu.

Agentes da Guarda Municipal, que também acompanharam a ação, multaram  proprietários de veículos e motocicletas que estavam estacionados em pontos irregulares. Ao chegarem de madrugada, os fiscais orientaram aos donos de motocicletas a não  estacionarem embaixo da passarela, próximo ao bicicletário, sob pena de serem multados. Todas as construções irregulares que servem de depósito para ambulantes terão de ser desocupadas. “Estamos dando 48 horas para eles retirarem as mercadorias. Caso contrário, seremos obrigados a apreender os materiais”, informou Dantas.

Na descida da passarela de acesso à Supervia, um ambulante, que instalou uma barraca de peixe, também foi notificado. Os fiscais constataram que os produtos já estavam armazenados nas caixas desde a madrugada, antes mesmo da chegada do proprietário.

A equipe seguiu ainda pelo comércio da Avenida Genésio Pereira, onde alguns comerciantes também foram advertidos por instalarem mercadorias na calçada. Um motorista foi multado ao descarregar em frente a uma loja de bebidas, mesmo sendo orientado a estacionar na rua ao lado.

Praça

Na Praça Vereador Wendel Coelho foi necessário a instalação de cavaletes para evitar que motoqueiros transitem no local e coloquem em risco a vida dos pedestres. A dona de casa Margarete Silva contou aos fiscais que por pouco não foi atropelada por um motoqueiro.

Além disso, os donos de trailers de lanches deixam os equipamentos no meio da praça, o que não será mais permitido. Quem não cumprir o prazo determinado terá as barracadas rebocadas. Para discutir soluções para estes casos,  o secretário se reunirá com os proprietários dos trailers na sexta-feira, 29, às 15h na sede da secretaria.