Prefeitura de Japeri convoca agentes e instituições culturais a realizarem Cadastro Municipal da Cultura

Agentes, espaços, coletivos e instituições culturais têm até o dia 27 de outubro para preencherem o formulário. Inscrição permite a participação em editais da Lei Aldir Blanc

Artistas, artesãos, técnicos, produtores, grupos, coletivos informais, instituições e empreendimentos culturais de Japeri devem ficar atentos. Porque termina no dia 27 de outubro o prazo para realização da inscrição no Cadastro Municipal da Cultura. O preenchimento do documento é obrigatório para quem deseja se inscrever nos próximos editais da lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. O cadastro vai auxiliar a prefeitura na construção de políticas públicas na cidade.

Os 60 contemplados pelo Prêmio Rita Diva, edital lançado neste ano, estão isentos do envio dos documentos. Já os agentes que foram premiados pelo Prêmio Poeta Sabará (2020) devem realizar a atualização dos dados pelo e-mail da Secretaria Municipal de Cultura (culturajaperi@gmail.com)

Segundo o secretário de Cultura, Jorge Braga Júnior, os próximos editais serão lançados pela pasta ainda no mês de outubro. “Estamos preparando novos subsídios e fomentos a projetos culturais de agentes, espaços e instituições do nosso município. Nosso objetivo é impulsionar as diferentes expressões culturais e também ajudar a gestão municipal a traçar metas nesta área tão essencial à sociedade”, disse o gestor.

São dois formulários online: um para agentes culturais individuais e outro para grupos, coletivos informais, instituições e empreendimentos culturais. Para dúvidas e mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail culturajaperi@gmail.com.

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

Para os agentes culturais individuais que já possuem o cadastro, é necessário enviar para o e-mail: culturajaperi@gmail.com cópia dos seguintes documentos:  documento de identificação (RG/ CNH ou Passaporte Válido); CPF; Comprovante de Residência (luz/água), que pode ser documento emitido pela Associação de moradores, órgão público oficial ou ainda autodeclaração. O portfólio atualizado comprovando as atividades artísticas/culturais é indispensável.

Já os grupos, coletivos, espaços e empreendimentos culturais já cadastrados precisam enviar cópia do: cartão de CNPJ comprovando finalidade artística e cultural; documento de identificação do responsável legal ou representante – (RG/ CNH ou Passaporte Válido); CPF (do representante legal ou representante); Comprovante de residência atualizado do representante ou da sede da instituição/empresa (com CNPJ) e portfólio atualizado comprovando mínimo de 2 (dois) anos de atividades artísticas e culturais desenvolvidas.

Para esclarecimento de dúvidas e em caso de dificuldade no envio de documentos, o contato deve ser feito através do e-mail culturajaperi@gmail.com ou na sede da secretaria localizada na Rua Rosária Loureiro, 181, Centro, Japeri/RJ.