​Japeri realiza workshop de moda e cidadania para público LGBTQIA+

Objetivo é abordar o empreendedorismo para gerar oportunidades de inclusão no mercado de trabalho

Reforçar a economia solidária e o empreendedorismo ao público LGBTQIA+ de Japeri: estes foram os objetivos do I Encontro de Moda e Cidadania promovido nesta quinta-feira (21) pela prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e o Centro de Cidadania LGBT Baixada II. A iniciativa, que aconteceu na Escola Municipal Bernardino de Melo, abordou a importância da capacitação do público para atuar no setor de moda.

No encontro, o coordenador da Escola de Divines, o estilista Almir França, realizou um workshop sobre moda a partir do reaproveitamento dos resíduos, como materiais descartáveis. O coordenador do projeto também aproveitou o momento para abordar a importância do empreendedorismo do público LGBTQIA+ como forma de gerar oportunidades de inclusão no mercado de trabalho.

A coordenadora do Centro de Cidadania LGBT Baixada II, Ana Costa, falou sobre a potencialidade na moda na geração de renda. “Nossa proposta é promover a cidadania, mas com foco no fortalecimento de renda desse público da cidade. Acreditamos que a reutilização de resíduos para a fabricação de peças e acessórios podem fortalecer ainda mais o fomento para o empreendedorismo”, disse.

Já a transexual, Allexya Alegro, de 47 anos, falou sobre a importância do encontro. “Para nós trans é uma oportunidade para conhecermos novas pessoas e, além disso, uma forma de se​​ profissionalizar. Gostei da ação e acho importante esse conhecimento”, disse a Técnica em Radiologia.