Convênio entre Prefeitura de Japeri e AgeRio oferecerá linha de crédito aos microempreendedores da cidade

Benefício ajudará a reerguer negócios abatidos financeiramente pela pandemia.

Uma boa notícia para os microempreendedores da cidade: a Prefeitura de Japeri firmou nesta segunda-feira (18) um convênio com a Agência Estadual de Fomento (AgeRio), que possibilitará uma linha de crédito de R$ 500 a R$ 21 mil aos trabalhadores do segmento. O objetivo é incentivar o dono do seu próprio negócio a dar continuidade a seus projetos e, com isso, diminuir os impactos causados pela pandemia.

Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve estar cadastrado no Portal do Empreendedor do Governo Federal, por meio do Microempreendedor Individual (MEI) e não constar inadimplência no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). O empréstimo pode ser pago em até 24 vezes, com juros de 0,25% ao mês. O convênio entre a prefeitura e o órgão estadual terá duração de 12 meses, com chance de ser renovado por mais 12.

Como microempreendedores japerienses terão acesso ao Programa?

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdic) será a responsável pelo cadastro dos microempreendedores e trabalhadores autônomos para viabilizar os benefícios junto à instituição de fomento. É importante ressaltar que só será possível ser contemplado, o trabalhador que realizar o cadastro e ter o encaminhamento do poder público municipal.

A prefeita Drª Fernanda Ontiveros, esteve presente à cerimônia de assinatura acompanhada do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Santana, e disse que o projeto trará mais alento e segurança financeira aos microempreendedores para tocarem seus próprios negócios.

“Essa assinatura de convênio com a AgeRio e o Governo do Estado traz mais um alento nesse momento que as pessoas mais estão precisando devido à pandemia. A linha de microcrédito com juros baixos, que poderá ser parcelada, ajudará  ao microempreendedor de Japeri a se reerguer e voltar a movimentar os seus negócios”, disse a prefeita.

Já Santana ressalta que o estímulo ao trabalhador servirá para enfrentar com mais poder diminuir os impactos financeiros impostos pela pandemia. “Essa linha de crédito vai ser capaz de dar um impulso ao trabalhador informal e alavancar seu negócio. Isso é muito importante, principalmente nesse momento de pandemia. Essa é mais uma vitória para o trabalhador japeriense”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Santana.

O que é a AgeRio?

A Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) é uma sociedade de economia mista que faz parte da administração indireta do Governo Estadual, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais (Sedeeri). Com atuação focada em ganho de eficiência e assertividade nos negócios, a administração da empresa se concentra no fomento ao desenvolvimento da economia e na geração de emprego e renda, tendo em vista, sobretudo o cenário econômico adverso imposto pela pandemia e as vocações regionais de cada região do Rio de Janeiro. Com o convênio firmado com Japeri, o órgão já oferece microcrédito produtivo orientado para 31 municípios do estado.