Japeri promove campanha de vacinação antirrábica neste sábado (25)

Final de semana foi dedicado a imunização dos pets da cidade

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Saúde da Vigilância Ambiental em Saúde, promoveu neste sábado (25) a campanha de vacinação antirrábica para animais domésticos. Na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Umep), um dos 36 pontos de vacinação da cidade, 1645 cães e 509 gatos foram imunizados. Em todo o município, mais de 1900 doses foram aplicadas. 

A ação ocorreu das 9h às 17h. Entre os pets que aguardavam na Umep para serem imunizados, estava o Nick. O seu dono, Daniel Leonel de Souza, de 61 anos, morador do bairro Bonfim, não perdeu tempo para proteger o seu melhor amigo.


“É muito importante uma ação como essa. Não podemos deixar de proteger nossos animais, porque assim também nos resguardamos. O Nick hoje vai voltar para casa feliz”, comemorou.

Como um animal pega raiva?

A transmissão da raiva ocorre por meio de mordidas, lambidas ou machucados causados por mamíferos infectados. Apenas o contato com a pele do animal infectado não oferece riscos. A maioria das transmissões da doença ocorre por cães ou morcegos. A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Os cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente. Em gatos, a administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço deve ser também anualmente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*