Prefeitura de Japeri realiza ação social para pessoas em situação de rua

Atividades marcaram o início do Programa Assistência Presente

As palavras de ordem desta sexta-feira (16) foram solidariedade e esperança. A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, promoveu uma ação comunitária que ofereceu diversos serviços à população de rua, na Praça Vereador Wendel Coelho, em Engenheiro Pedreira. Entre as atividades, destaca-se a vacinação contra a COVID-19 deste público. As medidas marcaram o lançamento do Programa Assistência Presente e contou com o apoio das equipes da Saúde e da Cruz Vermelha.

No local foram distribuídos cerca de 200 kits de higiene pessoal com barbeador, enxaguante bucal, shampoo, condicionador, espelho e máscara. Além disso, as equipes do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) distribuíram pelo menos 50 peças de agasalho para pessoas em situação de rua.

O programa Assistência Presente disponibiliza uma assistente social nas bases do programa Segurança Presente (Japeri e Engenheiro Pedreira) atendendo às demandas da população. O objetivo é identificar e encaminhar à população em vulnerabilidade para os equipamentos municipais de assistência.

O secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Rogério Santanna, falou da importância de oferecer atendimento voltado às questões sociais dentro da base do Segurança Presente.

“A implantação do programa será muito importante na resolução das demandas que chegam nas bases do Segurança Presente, que podem ser resolvidas nos nossos núcleos de atendimento, como os Cras, os Creas, nossos centros de atendimento ao público LGBTQA+, de intolerância religiosa, por exemplo.  Agradeço à prefeita Drª Fernanda Ontiveros que nos deu a missão de cuidar das pessoas e viver um novo tempo na garantia de direitos da população”, disse.

Jéssica Souza, de 25 anos, passa parte do dia nas ruas de Engenheiro Pedreira. Hoje, ela recebeu seu kit de higiene pessoal e parabenizou a Prefeitura de Japeri pela ação.  “Eu fico aqui na praça há tempos e nunca vi ninguém fazer isso por nós. Parabéns a todos os envolvidos, obrigada a prefeita que olhou por nós e nos fez participar desse momento de felicidade para nós”, disse.

Jessica Souza / Foto de Felipe Bragança

Já Carla Soares, de 35 anos, aproveitou a oportunidade e foi imunizada contra a Covid-19. A japeriense disse que torce para esta ação acontecer mais vezes, pois mostra o carinho e cuidado com a população em situação de rua da cidade. “Moramos na rua porque não temos escolha. Isso não nos faz pessoas ruins ou que merecem ser tratadas como animais. Esse trabalho realizado mostra que ainda existem pessoas que se importam com a vida, se importam em ver o bem-estar do próximo”, disse.

Carla Soares / Foto de Felipe Bragança

Por: Hyago Santos