Agosto Dourado reforça a importância do aleitamento materno em Japeri

Campanha da Secretaria Municipal de Saúde promove palestras e mobiliza Unidades Básicas para apoiar mães e bebês

Internacionalmente reconhecido como o Mês do Aleitamento Materno, agosto é o período dedicado à promoção, proteção e incentivo à amamentação. O Agosto Dourado simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno, considerado alimento essencial para o crescimento saudável dos bebês.

Neste ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) foi: “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”. Em Japeri, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), intensificou as atividades com um calendário de palestras e encontros em todas as unidades da rede. Na última segunda-feira, (18), a programação chegou à Casa da Mulher de Japeri e nas UBS’s Santa Amélia e Delamare.

A subsecretária Helen Santos destacou a necessidade de fortalecer redes de apoio em todos os níveis. “Amamentar é um ato de amor, saúde e futuro. Apoiar as mães significa construir uma sociedade mais saudável e solidária. Estamos aqui para acolher, ensinar e acima de tudo cuidar. Somos todos responsáveis pelo bom desenvolvimento das novas gerações”, afirmou a gestora.

Na Casa da Mulher durante a atividade, o médico Charles Cerezo e a ginecologista Mayara Vieira esclareceram dúvidas comuns, como a possibilidade de amamentar durante resfriados e o mito do “leite fraco”.

UBS Santa Amélia une Agosto Dourado e Agosto Lilás

A UBS Santa Amélia realizou uma programação especial que uniu duas importantes campanhas: o Agosto Dourado, de incentivo ao aleitamento materno, e o Agosto Lilás, de enfrentamento à violência contra a mulher. A unidade destacou que ambos os movimentos têm em comum o cuidado, a proteção e o fortalecimento de vínculos familiares.

A enfermeira Elaine Vieira ressaltou às mães, durante a palestra, que a amamentação é um gesto de proteção, assim como garantir uma vida livre de violência. “É amor em suas mais diversas formas: na amamentação, que alimenta e protege, e no cuidado de assegurar dignidade e respeito às mulheres”, ressaltou.

Benefícios da amamentação

  • O leite materno é completo: nutre, hidrata, protege e fortalece o vínculo entre mãe e filho desde os primeiros momentos.
  • A amamentação exclusiva até os seis meses é recomendada pela OMS e pode continuar, de forma complementar, até os dois anos ou mais.
  • Protege os bebês contra infecções, alergias, obesidade e doenças crônicas.
  • Para a mãe, reduz riscos de câncer de mama e ovário, além de favorecer a recuperação pós-parto.

Próximas atividades da campanha

 21/08 – 9h: Alecrim | 10h: Chacrinha
 22/08 – 9h: Maraba | 10h: Benedicta Rosa II
 25/08 – 10h: Vila Central
 26/08 – 9h: São Sebastião
 27/08 – 9h: Rio D’Ouro e Guandu
 28/08 – 10h: Nova Belém

Fotos: PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*