Equipamento reúne oficinas, capacitações e brinquedoteca para acolher as crianças enquanto as mães participam das atividades
Foi inaugurado oficialmente, nesta quarta-feira (30), o Espaço Conviver, um novo ambiente voltado ao aprendizado, à convivência e à geração de oportunidades para a comunidade de Japeri. O local, vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), nasce com o propósito de fortalecer os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oferecendo oficinas, palestras e capacitações que promovem autonomia e desenvolvimento social aos participantes.
O espaço, totalmente climatizado e acolhedor, conta com uma brinquedoteca destinada às crianças, enquanto as mães participam das atividades, garantindo conforto e inclusão para todos os públicos. As oficinas acontecem quinzenalmente, às quartas-feiras, nos turnos de 10h e 14h, e atualmente reúnem 14 alunas em atividades como capitonê, com a confecção de capas de almofada, bolsas, carteiras, capas de notebook e caminhos de mesa.
O secretário municipal de Assistência Social, Walter Trajano, emocionado, enfatizou a relevância do novo equipamento para a população. “É emocionante estar aqui. Este é um espaço importante para o desenvolvimento da nossa comunidade, e nossa meta é levar essa iniciativa a outros CRAS. Já oferecemos cursos como cuidador de idosos e master chef, entre outros, e vamos continuar ampliando as oportunidades”, afirmou.
O vice-prefeito Carlos Januário também participou da solenidade e reforçou o compromisso da gestão em investir em novos espaços de convivência. “Precisamos agradecer a Deus por nos permitir entregar locais como este. Nossa cidade está mudando, e continuaremos lutando para criar outros espaços nos CRAS. É um equipamento físico e social que transforma vidas”, declarou.
Para a orientadora social Isabel Cristina Soares de Oliveira, uma das professoras do projeto, o momento é de celebração. “O Espaço Conviver é um ambiente de troca, aprendizado e acolhimento. Aqui, nossos participantes poderão se capacitar e fortalecer vínculos”, afirmou.A coordenadora da Proteção Social Básica do município, Simone Barbosa, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas. “É um sonho que se tornou realidade. O Espaço Conviver é nosso. Vamos nos apropriar e fazer dele um instrumento de transformação social”, declarou.
Já o coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Programa Acessuas Trabalho, Fernando José, ressaltou o esforço coletivo que tornou o projeto possível. “Este espaço é resultado da soma de muitas forças. É climatizado, tem um local para as crianças brincarem e foi pensado para que todos se sintam acolhidos”, destacou.
Entre as participantes, histórias de superação e aprendizado dão o tom humano do projeto. Madrilane Regina Rocha da Silva, de 56 anos, moradora do Centro de Engenheiro Pedreira, encontrou nas oficinas uma forma de expressão e afeto. “Trabalho com capitonê e gosto de presentear meus familiares e amigos com as minhas criações”, contou a dona de casa.
Já a artesã Kátia Regina Santos de Carvalho, de 53 anos, destacou o aspecto terapêutico das atividades. “Fazer artesanato é uma terapia. Estou tratando um tumor no intestino, e as oficinas me ajudam muito. Venho com meus netos, e eles se divertem na brinquedoteca enquanto eu participo”, disse.
A cerimônia contou ainda com a presença de autoridades municipais, entre elas os secretários de Defesa Civil, Ziel Pavani; de Cultura, Daniella Beliago; de Urbanismo e Habitação, José Áureo; de Captação e Recursos, Andréia Brito, de Agricultura e Pesca, José Maurício, além da participação da presidente da Previ Japeri, Ana Carmen.

























