Alunos de Japeri celebram Dia Mundial da Limpeza Urbana com ação às margens do Rio D’Ouro

Estudantes do 4º ano da Escola Municipal Pastor Tasso Andrade participaram de mutirão de limpeza e atividades do Projeto Monitora Rios, promovendo consciência ambiental e cidadania

Para celebrar o Dia Mundial da Limpeza Urbana, comemorado nesta quinta-feira (27), alunos do 4º ano da Escola Municipal Pastor Tasso Andrade de Oliveira, no Delamare, participaram de um Multirinho de Limpeza às margens do Rio D’Ouro.

Durante a atividade, os estudantes realizaram a coleta de resíduos sólidos, reforçando a importância da preservação ambiental e da conscientização comunitária. O projeto realiza a coleta de água do rio para análise em sala de aula e em laboratório, integrando teoria e prática em um processo de educação ambiental.

A ação integra o Projeto Monitora Rios, realizado pela ONG Onda Verde, com patrocínio da Águas do Rio, em parceria com o laboratório Oceanus e a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O projeto tem como foco o monitoramento de rios e a formação de jovens guardiões ambientais.

O subsecretário de Projetos Ambientais da SEMADES, Matheus Santos, destacou a importância da iniciativa. “Estamos aqui com os alunos guardiões ambientais realizando a coleta de resíduos no Rio D’Ouro. O projeto Monitora Rios é uma iniciativa muito importante, porque estimula o cuidado com o meio ambiente e desperta nas crianças o papel de multiplicadores”.

Já o educador ambiental da ONG Onda Verde, João Paulo, ressaltou o caráter pedagógico do trabalho.“O projeto Monitora Rios possibilita que os alunos aprendam na prática a importância da preservação. É uma experiência que une cidadania e responsabilidade ambiental”, explicou.

Para os alunos, a experiência foi inesquecível.

Lorena Soares da Silva, 9 anos, moradora do Delamare, afirmou. “É muito legal poder ajudar a melhorar o lugar onde a gente mora. Estamos limpando o rio para não transbordar quando vier a chuva”, contou. Kathellyn da Silva de Morais, também de 9 anos, acrescentou. “Quero participar para sempre. Quero contribuir com a preservação do meio ambiente”, disse.

Rillary Jully Pereira dos Santos, 10 anos, completou. “ Me senti muito melhor colaborando com essa atividade e ao lado dos meus colegas “, concluiu. 

Além da unidade de Delamare, o Projeto Monitora Rios também beneficia alunos da Escola Municipal Tânia Mara, no bairro Santa Amélia, ampliando o alcance da educação ambiental no município.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*