Estudantes do 4º ano da Escola Municipal Pastor Tasso Andrade participaram de mutirão de limpeza e atividades do Projeto Monitora Rios, promovendo consciência ambiental e cidadania
Para celebrar o Dia Mundial da Limpeza Urbana, comemorado nesta quinta-feira (27), alunos do 4º ano da Escola Municipal Pastor Tasso Andrade de Oliveira, no Delamare, participaram de um Multirinho de Limpeza às margens do Rio D’Ouro.
Durante a atividade, os estudantes realizaram a coleta de resíduos sólidos, reforçando a importância da preservação ambiental e da conscientização comunitária. O projeto realiza a coleta de água do rio para análise em sala de aula e em laboratório, integrando teoria e prática em um processo de educação ambiental.
A ação integra o Projeto Monitora Rios, realizado pela ONG Onda Verde, com patrocínio da Águas do Rio, em parceria com o laboratório Oceanus e a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O projeto tem como foco o monitoramento de rios e a formação de jovens guardiões ambientais.
O subsecretário de Projetos Ambientais da SEMADES, Matheus Santos, destacou a importância da iniciativa. “Estamos aqui com os alunos guardiões ambientais realizando a coleta de resíduos no Rio D’Ouro. O projeto Monitora Rios é uma iniciativa muito importante, porque estimula o cuidado com o meio ambiente e desperta nas crianças o papel de multiplicadores”.
Já o educador ambiental da ONG Onda Verde, João Paulo, ressaltou o caráter pedagógico do trabalho.“O projeto Monitora Rios possibilita que os alunos aprendam na prática a importância da preservação. É uma experiência que une cidadania e responsabilidade ambiental”, explicou.
Para os alunos, a experiência foi inesquecível.
Lorena Soares da Silva, 9 anos, moradora do Delamare, afirmou. “É muito legal poder ajudar a melhorar o lugar onde a gente mora. Estamos limpando o rio para não transbordar quando vier a chuva”, contou. Kathellyn da Silva de Morais, também de 9 anos, acrescentou. “Quero participar para sempre. Quero contribuir com a preservação do meio ambiente”, disse.
Rillary Jully Pereira dos Santos, 10 anos, completou. “ Me senti muito melhor colaborando com essa atividade e ao lado dos meus colegas “, concluiu.
Além da unidade de Delamare, o Projeto Monitora Rios também beneficia alunos da Escola Municipal Tânia Mara, no bairro Santa Amélia, ampliando o alcance da educação ambiental no município.













