Japeri marca gol de placa com Futebol Pela Educação para crianças e adolescentes de 7 a 13 anos

A parceria tripartite reuniu a Prefeitura, o Instituto Futebol de Rua (IFR) e a empresa Nova Transportadora do Sudeste S/A (NTS), através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte

Dinâmica, disciplina, didática e diversão foram os conceitos que deram direção a inauguração do Projeto Futebol de Rua Pela Educação inaugurado nesta quarta-feira, (10), na Escola Municipal Leonel Brizola, no bairro Guandu. Uma parceria tripartite que reuniu a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Instituto Futebol de Rua (IFR) e a empresa Nova Transportadora do Sudeste S/A (NTS), através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

O projeto “Futebol de Rua pela Educação” tem como objetivo inserir uma proposta educativa com base no conceito de esporte para o desenvolvimento humano, utilizando a metodologia que contempla: práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores cidadãos na quadra, na escola, na rua e na vida.

Em Japeri, o projeto atenderá 80 crianças e jovens de 7 a 13 anos matriculados na unidade de ensino. O IFR utiliza o esporte e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento social. Segundo a representante da organização, Djeine Fogaça, o projeto trabalha conceitos e integra as práticas esportivas aos assuntos que estão diretamente ligados à formação dos participantes.

“Aqui um drible vale mais do que um gol, porque pra marcar um gol muitas vezes você só precisa estar ali e esperar. Mas, existe todo um percurso anterior que vem driblando adversários e adversidades. É o que eles vão aprender, a construção desse caminho de união de teoria e prática; valores, cultura de paz e educação sócio emocional. Aqui eles são jogadores e árbitros, com mistura de gêneros, com debates de assuntos que mexem com o dia a dia e a formação deles enquanto cidadãos. É futebol com a essência de rua e certamente vamos ter uma experiência incrível com as crianças e jovens de Japeri”, disse Djeine.

Para a representante da Secretaria Municipal de Educação, Alessandra Ferreira, a implantação do projeto é mais uma prova de que todos estão reunidos num só objetivo de proporcionar aos alunos mais oportunidades. “Primeiro quero externar a vontade de que esse e mais projetos venham para nossa cidade e já agradeço a todos os envolvidos. E dizer para cada aluno o quanto vocês podem se desenvolver como atletas, mas acima de tudo com cidadãos. Estamos aqui por vocês e muito felizes por participar desse momento”, declarou.

Comunidade da Escola Municipal Leonel Brizola demonstra euforia e alegria por serem contemplados com Projeto Futebol de Rua Pela Educação

No auditório lotado por alunos da unidade que já receberam os coletes e tiveram o primeiro contato com as dinâmicas de funcionamento do projeto Futebol de Rua Pela Educação, a gestora Aline Gomes, demonstrou gratidão e o desejo de que os alunos tenham um avanço no crescimento e amadurecimento. “O meu desejo é que nossos alunos aproveitem. Eu acredito na educação e sei que esse momento é mais um impulso no crescimento deles. Minha palavra é gratidão por nossa escola ser contemplada”, expressou a gestora.

Como principais interessados, os alunos estavam fazendo contas para saber por quanto tempo estariam no projeto. Numa mistura de euforia e alegria, Kauã Marques, (12), ficou feliz por saber que tem a idade certa e já imagina como seria sua atuação. “É o máximo, mas tem que seguir as regras de educação, comportamento. Aí depois, é driblar, jogar bem e dar o passe. Porque se tem um amigo, eu mando pra ele fazer o gol. Importante é a equipe”, relatou.

Ao lado da amiga Isabela Cristine, (13), a criança Ana Rafaely declarou a euforia por chegar logo o dia da primeira aula e pela participação de meninas no projeto. “Já quero que chegue o primeiro dia. Vamos falar de racismo, bullying e as meninas vão poder jogar futebol. Muito bom!”, disse já com a bola na mão.

Os instrutores serão a pedagoga Elaine França,  que vai atuar com as dinâmicas e conceitos pedagógicos e o professor Eduardo Barbosa, que estará à frente das práticas esportivas. “Eles vão ver que não é só chutar para o gol. É um processo de construção cidadã. Eu me levanto todo dia com a certeza de que sou parte dessa construção social”, finalizou Eduardo.

A unidade escolar foi indicada pela empresa parceira NTS, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.