Encerramento do Janeiro Branco

Com direito a tapete vermelho, a despedida teve desfile, conscientização e um convite para os cuidados permanentes com a saúde mental

Para Joselena da Costa, moradora do Mucajá e mãe de Valentina, (8), a quarta-feira, (31), amanheceu agitada. A criança acordou ansiosa porque tinha um compromisso importante: desfilar no encerramento do ‘Janeiro Branco’ juntamente com os demais usuários dos serviços de saúde mental da Cidade de Japeri. O evento, promovido pela subsecretaria de Atenção em Saúde, teve direito a tapete vermelho e aconteceu no Centro Municipal de Especialidades, em Engenheiro Pedreira.  

Outros usuários também participaram do evento que marcou um mês de conscientização dos cuidados com a saúde mental e emocional da população. “Vivemos em um momento de inclusão. A equipe de saúde mental da nossa cidade incentiva esse convívio social em todas as atividades. Aqui, mostrar as potencialidades, os afetos e o comprometimento com as ações fazem parte do tratamento de reabilitação, seja das crianças, dos pacientes da Residência Terapêutica ou do CapsII”, disse a subsecretária de Atenção em Saúde, Tatiana Soares.  

Para ela, chegar ao 31º dia de janeiro com um calendário que realizou atividades na cidade todos os dias do mês da conscientização, já é um marco para a saúde mental de Japeri. Foram eventos em que o usuário esteve presente, interagindo, mostrando as atividades de artesanato, convidando as pessoas a cuidarem da saúde mental e emocional, mas acima de tudo, possibilitando o convívio social. “Na tela branca que todo mundo recebe quando o ano começa, nós pintamos muita inclusão, conscientização e empatia”, completou a gestora.  

Já a Valentina percorreu atentamente todo o circuito do evento e realizou o ensaio de sua apresentação na passarela montada no pátio, enquanto sua mãe e outros responsáveis aproveitaram para também cuidar da saúde. O evento contou com os alunos do Curso JM que atuaram sob a supervisão da equipe de Atenção Básica, com verificação de pressão, glicemia e teste rápido de HIV, hepatites e Sífilis. “Enquanto o desfile não começa eu aproveito para me cuidar também”, destacou  Joselena. 

No pátio do Cemes de Engenheiro Pedreira,  um enorme tapete vermelho anunciava que o desfile estava para começar, na passarela os usuários do Centro de Reabilitação Infantil, da Residência Terapêutica e do Caps II Jorge Tannus Rejame deram um show de glamour, simpatia e animação.  

Nas tendas os usuários da unidade puderam acessar os serviços de informações para atendimento e garantia de direitos, além da degustação de bolos, doces e sucos.  

Já cuidou da sua saúde mental hoje? “Respire, Priorize-se, Cuide-se, Recomece!” 

Uma pergunta e quatro passos que podem contribuir para o autocuidado com a saúde mental. “Em tempos de tantas urgências no nosso dia a dia, tanta correria num mundo em que evoluímos tanto para aproveitar o tempo, acabamos não tendo tempo para nós mesmos. Por isso, nossa gestão busca melhorar o atendimento aos nossos usuários e contribuir para que a população crie hábitos de cuidar da saúde mental e emocional”, destaca a coordenadora de saúde mental, Caroline Pimentel.  

Na terça-feira, (30), a ação foi na Praça Wendell Coelho e levou uma exposição e venda de produtos produzidos nas oficinas terapêuticas, além de informativos de como acessar os serviços de saúde mental da cidade.  

Neste ano, a música ‘Paciência’ do cantor Lenine, foi a trilha sonora da Campanha de Conscientização do Janeiro Branco, em Japeri.  A mensagem principal é dizer que, “A vida é tão rara, tão rara”, destacou Tatiana.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*