A iniciativa tem o objetivo de conscientizar os auxiliares de limpeza na separação e destinação correta dos resíduos produzidos
A coleta seletiva é uma das importantes ações da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri. Para que este processo obtenha os resultados esperados, é necessário o engajamento de toda a comunidade na separação e destinação correta dos resíduos produzidos. Pensando nisso, são realizadas ações periódicas na cidade para tratar sobre o assunto. Nesta segunda – feira(27), por exemplo , aconteceram reuniões com auxiliares de serviços gerais das Escolas Municipais Santa Terezinha, Pedra Lisa , Dom Adriano e Santa Inês.
A Coordenadora do Programa de Coleta Seletiva, Ana Paula Reis, iniciou os trabalhos falando sobre a separação dos resíduos recicláveis, seu armazenamento, bem como a importância da prática da coleta seletiva nas escolas, dando a destinação correta aos materiais e gerando renda para população.
A iniciativa já percorreu outras escolas municipais da cidade, como é o caso da Ary Schiavo, no Centro de Japeri e Governador Leonel de Moura Brizola, no bairro Guandu. A ação está prevista para acontecer em todas as escolas da rede municipal.
A auxiliar de serviços gerais, Joelma Santana Ignez de Souza, de 58 anos, disse que vai fazer questão de colaborar com a separação, já que outras famílias sobrevivem com a renda da coleta seletiva.”Já fizemos a separação aqui na escola e agora vamos aprimorar mais ainda. Ainda mais agora que tô sabendo que esta coleta ajuda famílias”, enfatizou.
A coleta seletiva é realizada de segunda a sexta, seguindo um cronograma de atendimento em cada bairro. Os coletores passam nas residências, comércios e órgãos públicos da cidade.
Atividade sobre reciclagem
Na Escola Municipal Pedra Lisa, os alunos do 3° ano, tiveram uma aula relacionada ao tema ” Reciclagem”. Cada aluno criou seu próprio brinquedo com materiais que seriam descartados no lixo, como papelão, papel, jornal, garrafa pet, caixa de sapato, entre outros.
A aluna Angel Araujo , de 09 anos, criou uma caixa organizadora para guardar suas maquiagens. ” Fiz uma caixinha organizadora com uma caixa de sapato que minha mãe iria jogar fora. Usei também papel colorido e papel emborrachado”, disse a aluna do 3 ° ano.
Quem também fez seu próprio brinquedo, foi o aluno Gustavo Martins. ” Quando a professora falou que podíamos criar nosso próprio brinquedo, pensei no avião. Só usei papelão e garrafa. Foi muito fácil fazer “, declarou.