Prefeita Fernanda Ontiveros autoriza construção de nova Unidade Básica de Saúde no bairro Guandu

Nova unidade terá mais de 500 metros quadrados e vai beneficiar cerca de 3.800 moradores do bairro

Comprometida em ampliar, modernizar e humanizar os serviços de saúde, a prefeita Fernanda Ontiveros assinou neste sábado (13), a Ordem de Serviço que autoriza o início da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Guandu.A solenidade contou com a presença de vereadores, secretários municipais e do bispo Raimundo Alves, líder da Assembleia de Deus e responsável pela Instituição Filantrópica Evangelista, que realizou uma oração abençoando o início da obra e destacou o simbolismo do momento. “ Os moradores do Guandu agora podem sonhar com dias melhores”‘ , disse.

Em discurso emocionado, a prefeita ressaltou a importância da nova UBS para a população local. “Esta unidade vai transformar a vida dos moradores, oferecendo saúde, acolhimento e dignidade. O Guandu não é só violência: aqui existem pais, mães, famílias e pessoas que merecem ser cuidadas. É um bairro estratégico, que precisava de atenção. Durante a eleição de 2020, fui a única candidata a percorrer o bairro a pé, do Guandu até Santa Teresinha. Vi crateras onde cabia até um carro e percebi que as pessoas precisavam de acesso seguro à saúde. Hoje, trouxemos o Tarifa Zero e, com muito planejamento, vamos construir mais uma UBS, fruto de uma grande parceria com o Governo Federal”, declarou.

Também participou da cerimônia o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações e atual presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá, Celso Pansera, que parabenizou a iniciativa:“É o início de uma obra importante. Saúde e educação não podem esperar, pois tratam do futuro das crianças e do bem-estar das famílias. A prefeita já trouxe o Tarifa Zero para cá, um grande ganho para a mobilidade das pessoas. E acredito que, em breve, poderemos pensar em novas políticas, como a criação de uma moeda local, a exemplo do Mumbuca em Maricá, para fomentar o microcrédito e resolver pequenos desafios da cidade”, frisou.

Estrutura da nova UBS

Classificada como UBS Porte I, a obra substituirá o antigo posto de saúde que funciona em imóvel alugado. Com mais de 500 m² de área construída, a unidade terá capacidade para atender cerca de 3.800 moradores, aproximadamente 4% da população do município.O espaço contará com consultórios médicos e odontológicos, sala de vacinação, farmácia, recepção, sala de curativos, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, entre outros ambientes modernos, garantindo qualidade no atendimento e acolhimento aos pacientes.

Secretarias envolvidas

O secretário municipal de Obras ressaltou o impacto da iniciativa.“Quem vive aqui sabe a importância deste momento. É mais uma entrega do nosso governo, que trabalha diariamente para levar saúde, lazer e educação para toda a cidade”‘, contou.

Já a secretária de Projetos Especiais e Captação de Recursos, Andréia Brito, lembrou o esforço coletivo. “Foram muitas lutas para chegarmos até aqui. O Guandu é um bairro que foi historicamente esquecido pelo poder público. Onde a política pública não chega, não há desenvolvimento nem saúde coletiva. Hoje é um marco e não será a única ação para a comunidade”, ressaltou.

O subsecretário de Planejamento em Saúde, Charles de Deus, reforçou a grandiosidade da obra. “A UBS existente tem menos de 100 metros quadrados, enquanto a nova terá mais de 500 metros quadrados , cinco vezes maior. Isso significa mais qualidade de vida e acolhimento para os moradores. Essa conquista foi possível graças ao PAC, que contemplou Japeri em 100%. A prefeita esteve em Brasília, lutou e trouxe esse equipamento público tão importante para a população. Parabéns, Japeri! Nossa cidade merece o melhor”‘ , explicou.

A cerimônia também contou com a presença dos vereadores Dani Barros, Wallace do Salão, Matheus Ferraz e do Pastor Sérgio Henrique.

Expansão em toda a cidade

O investimento em saúde em Japeri não se limita ao bairro Guandu. Na sexta-feira (12), foi assinado o contrato para a construção da UBS Porte II no bairro Nova Belém.

Outras obras também avançam pela cidade , é o caso da UBS do São Jorge que está em fase final de conclusão, enquanto as unidades do Laranjal e do Beira Rio seguem em andamento.No ano passado, a Prefeitura já entregou as UBSs do Vila Central e do Marabá, e novas unidades estão previstas para o bairro Mucajá. O objetivo é ampliar a cobertura e garantir acesso a serviços de saúde de qualidade em todas as regiões do município.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*