Ação reforça o compromisso com a dignidade menstrual e beneficia estudantes de 11 unidades escolares
A rotina escolar ficou mais leve para centenas de meninas da rede municipal de Japeri. Na manhã desta quarta-feira,(26), a Escola Municipal João XXIII deu início a mais uma entrega de absorventes higiênicos para alunas do 5º ao 9º ano. A iniciativa, que prevê a distribuição de cerca de 8 mil unidades, garante mais segurança, cuidado e dignidade no período menstrual, um momento que para muitas famílias, ainda representa dificuldade de acesso ao item básico de higiene.
A ação ocorre por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), alinhada ao projeto de Lei Municipal 1.460 e à Lei Federal da Dignidade Menstrual, que assegura a oferta gratuita de absorventes para que as estudantes possam fortalecer a permanência escolar e reduzir impactos que podem comprometer o aprendizado. A iniciativa faz parte do projeto de Lei Municipal 1.460.
Para a secretária de Educação, Caroline Ontiveros, a iniciativa representa a união entre cuidado, política pública e garantia de direitos. “Quando cuidamos da dignidade menstrual, cuidamos também da saúde, da autoestima e da permanência dessas meninas na escola. É uma iniciativa que transforma realidades e assegura que nenhuma aluna deixe de estudar por falta de um item essencial”, afirmou.
As estudantes também destacaram como o apoio faz diferença no cotidiano. Laisy Sales, do 9º ano, contou que a entrega chega como um alívio. “Muitas meninas não podem comprar, esse acolhimento e cuidado é essencial. Antigamente era uma realidade distante, meninas e mulheres usavam pano, então receber aqui na escola ajuda de verdade. ”
Já Ana Luiza Vitória, também do 9º ano, reforçou a importância social da ação. “Às vezes eu esqueço de comprar, hoje inclusive acabei esquecendo e já vai me ajudar bastante”, explicou fazendo a retirada dos pacotes.
Outras unidades da rede também estarão realizando distribuição dos absorventes nos próximos dias. A programação alcança estudantes das escolas Municipais Ary Schiavo, Bernardino de Melo, Duque de Caxias, João XXIII, Leonel Brizola, Santos Dumont, Rio D’Ouro, Professora Célia Sobreira, Professora Etiene, Tânia Mara e do CIEP 401 Lucimar de Souza Santos.
A continuidade da ação assegura que alunas de toda a rede tenham acesso garantido aos itens de higiene menstrual ao longo dos próximos meses.
Fotos: Suzane Vasconcellos
Texto: Caroline Barbosa
