Conselho Tutelar recebe novos celulares e estrutura reforçada em Japeri

Ação da Secretaria Municipal de Assistência Social também contempla o CRMB e o Creas com melhorias na comunicação e atendimento

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Japeri (Semas), iniciou uma série de melhorias voltadas à qualificação da estrutura dos equipamentos que atuam na proteção social de crianças, adolescentes, mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade. Nesta terça-feira, (30), os membros do Conselho Tutelar receberam novos aparelhos celulares, que passam a ser utilizados nos plantões de atendimento e nas rotinas de acompanhamento de casos de violação de direitos.

Além do Conselho, o Centro de Referência da Mulher Brasileira Alvanira de Souza (CRMB) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas),  também serão contemplados com os novos dispositivos. Os telefones têm plano de dados ativo, WhatsApp habilitado e serão custeados com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). Ao todo, foram entregues cinco aparelhos, um para cada conselheiro tutelar, o que elimina a necessidade de deslocamentos para a troca do dispositivo entre os plantonistas, garantindo mais agilidade, autonomia e prontidão no atendimento.

Para o secretário Walter Trajano, a entrega dos aparelhos integra um conjunto de ações que vêm sendo implementadas nos nove primeiros meses de sua gestão para superar a lacuna de comunicação enfrentada por diversos equipamentos da Assistência Social.

“Estamos atuando para resolver problemas históricos de infraestrutura. A retirada dos telefones fixos, em função da modernização dos serviços de telefonia, acabou ampliando a distância entre o chamado e o atendimento das demandas, o que impactou diretamente o funcionamento do Conselho Tutelar e de outros equipamentos. No caso do Conselho, estamos promovendo também uma série de mudanças estruturais,  já entregamos um carro para apoio ao trabalho em campo, agora os celulares, e em breve a nova sede, que está em fase de licitação e com o mobiliário garantido. Colocamos a população em primeiro lugar em atenção e cuidado”, explicou.

A conselheira tutelar Aline Oliveira destacou como o telefone pode ser decisivo para garantir o acesso a direitos fundamentais,  agilizando o trabalho e aproximando as pessoas do órgão, especialmente aquelas que enfrentam dificuldades para se deslocar até a sede. 

“Um exemplo marcante foi o de uma mãe que me ligou durante o plantão. Ela tinha uma filha de seis anos e estava de licença maternidade após o nascimento do segundo bebê. A demanda da família era garantir que a filha mais velha pudesse estudar perto de casa, já que antes ela frequentava uma escola em Queimados. Diante da limitação de mobilidade da mãe, fomos até a residência e realizamos o atendimento respeitando seu estado puerperal. Uma semana depois, ela ligou para agradecer, pois a filha já estava matriculada em uma escola próxima. Foi o telefone que possibilitou esse contato, e nós conseguimos garantir o direito daquela criança à educação perto de casa”, relatou.

A entrega dos novos aparelhos também vai beneficiar o CRMB, que fica no bairro São Jorge, e o Creas com sede na região central de Japeri, que dependem da comunicação direta para garantir acolhimento, escuta qualificada e resposta rápida às situações de vulnerabilidade. “Seja no atendimento às crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência ou na articulação com a rede de proteção, a disponibilidade de canais telefônicos nos serviços sociais é uma ferramenta essencial para tornar o acesso mais ágil, seguro e humanizado, sobretudo para quem mais precisa”, finalizou o secretário. 

Comunicação direta e atuação fortalecida

Os telefones entregues ao Conselho Tutelar representam mais do que uma simples ferramenta, são um canal direto entre a população e os profissionais responsáveis por acolher, orientar e encaminhar casos que envolvem violação de direitos. Com essa estrutura, o atendimento torna-se mais ágil, especialmente nas situações emergenciais, como violência doméstica, abandono e negligência. Além de agilizar o acionamento e a comunicação com outros órgãos e instituições. 

“O telefone é um recurso essencial para quem trabalha com urgência, principalmente em plantões noturnos e fins de semana. Ter acesso rápido ao Conselho Tutelar pode mudar o desfecho de uma situação de risco”, destacou o conselheiro tutelar, Leandro Louras.

Durante o encontro de entrega dos aparelhos, os conselheiros também discutiram protocolos de atendimento, mobilidade no território e estratégias de divulgação dos canais de contato com o serviço. Além disso, foram apresentados os detalhes da futura sede do órgão, que contará com três salas de atendimento, sala de reuniões, recepção, copa, banheiros e mobiliário novo. 

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Amanda Almeida, participou da entrega e reforçou a importância de reduzir as distâncias entre os órgãos que compõem o sistema de garantia de direitos. “Esse movimento de aproximação fortalece as relações institucionais e melhora a resposta do município às situações que exigem intervenção do poder público”, afirmou.

Além das ações estruturais, o encontro também abordou a implementação do Programa Família Acolhedora, que visa garantir um acolhimento temporário e humanizado para crianças e adolescentes afastados de suas famílias por determinação judicial. A medida está prevista em lei e é considerada preferencial ao acolhimento institucional em casos como negligência, violência doméstica, dependência química dos responsáveis e outras situações de risco. 

Fotos: Thamyres Cardoso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*