Japeri realiza 3ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Debates e propostas fortalecem a agricultura familiar e definem representatividade de Japeri para a etapa estadual

A Fazenda Normandia, em Engenheiro Pedreira, foi o cenário escolhido para a realização da 3ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Japeri, que reuniu nesta segunda-feira, (29), produtores e produtoras rurais, além de lideranças, associações e representantes do poder público.

Em um espaço de debates e construção coletiva em torno dos cinco eixos temáticos definidos pelo regulamento da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS), e seguindo também o regimento municipal, os cerca de 30 participantes foram divididos em grupos com orientação técnica do representante do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj).

Os eixos que abordam questões centrais para o futuro do Brasil rural nortearam os debates e permitiram que os agricultores e agricultoras construíssem propostas alinhadas com os desafios locais e nacionais. Ao final, cada grupo apresentou suas conclusões, e foi eleita, conforme previsto no regulamento, a representatividade de Japeri para a etapa estadual.

Para o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, José Maurício, a conferência foi marcada pela escuta qualificada e pela mobilização de quem vive o dia a dia do campo: “Hoje foi um dia de escuta, diálogo e construção. Com a presença ativa de agricultores, lideranças e representantes de diversas regiões da cidade, conseguimos levantar propostas que refletem a realidade de quem está na linha de frente da produção. Nosso compromisso é garantir que a agricultura familiar tenha vez, voz e apoio. Vamos seguir trabalhando para ampliar as políticas públicas e garantir melhores condições de vida e trabalho no campo”, afirmou. 

A conferência é resultado de um processo iniciado em julho, com a realização da pré-conferência no bairro Marajoara, que contou com a presença do vice-prefeito Carlos Januário e de autoridades municipais.  Na ocasião, Carlos Januário destacou a importância da participação popular na formulação de políticas públicas que valorizem o campo e promovam o desenvolvimento rural de forma solidária, sustentável e democrática. 

Fotos: PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*