Com palestra e atendimentos em saúde, nesta sexta-feira, (17), a dança foi no ritmo da informação
Neste dia, (17), a Academia da Saúde que tem nas sextas-feiras uma manhã com muita música e animação, mudou de ritmo. Os frequentadores foram acomodados em cadeiras no mesmo pátio em que diariamente cantam e dançam, e com olhares atentos receberam as orientações de prevenção e cuidados que devem ter com o Diabetes. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por meio da Coordenação do equipamento para destacar a importância do Dia Mundial do Diabetes, comemorado no último dia, (14).
A data que é uma referência ao aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina juntamente com Charles Best, e foi criada com o objetivo de destacar o acesso à informação e a conscientização quanto aos cuidados e a prevenção dessa doença silenciosa. “Eles sempre têm aulas de forma coletiva, cantam, dançam e se divertem. Nosso espaço é de convivência social. Por isso hoje resolvemos que, juntos, também vão aprender sobre saúde”, disse a coordenadora Fabiana Oliveira.
O evento contou com a palestra do médico geriatra, João Paulo Reina, que atende os usuários do equipamento que é carinhosamente chamado pelos frequentadores de ‘Academia do Idoso’. “Primeiro eles aprendem o que é, como o Diabetes se apresenta e depois identificamos os grupos de risco. As informações que eles recebem são para toda a família”, explica o médico.
Foram destacados na palestra os fatores de risco que levam a doença, possibilitando com que os usuários possam disseminar as informações entre parentes, vizinhos e amigos. “Nas pessoas adultas, por exemplo, a avaliação deve começar em todos aqueles pacientes que estão acima do peso, ou que possuem um histórico familiar de diabetes. Hoje a mensagem aqui é que devemos estar vigilantes para não sermos surpreendidos por essa doença que pode acometer alguns órgãos, como os olhos, rins e problemas nas pernas e pés”, conta o geriatra.
O médico destacou ainda, a importância dos usuários da Academia da Saúde terem optado por uma mudança no estilo de vida. Pessoas que na melhor idade são ativas, praticantes de atividades físicas e que realizam o monitoramento de taxas de glicemia e pressão arterial.
É o caso das frequentadoras assíduas, Márcia Gomes, (53) e Mauricea dos Santos, (59), que aproveitaram as informações e realizaram os cuidados em saúde disponibilizados no espaço. “Hoje foi o ‘sextou’ do nosso grupo. Conversamos com o médico, verificamos a pressão e a glicose e agora estamos prontas para dançar, minha xará já me liberou”, disse Márcia enquanto era atendida pela enfermeira que tem o mesmo nome.
A profissional Marcia Maria, deu um ‘ok’ e liberou as amigas para o momento mais esperado. “Elas não dançaram pro diabetes, estão com a glicemia boa, então vão dançar com os professores, Eduardo e Renata. Sextou pra elas!”, disse esclarecendo que o procedimento faz parte da rotina de atendimento na Academia da Saúde.
O equipamento realiza o atendimento clínico todas as segundas, quartas e sextas-feiras com agendamento prévio na recepção. A Academia da Saúde fica na Avenida Francisco Costa Filho, 1209 – São Jorge, Japeri.