Obras da ciclovia do Golfe, em Japeri, chegam a fase final

O local tem calçadas com acessibilidade, além de equipamentos de ginástica e mesas para jogos de dama

Quem está acostumado a caminhar pela Ciclovia do Golfe, no bairro Santa Inês, em Japeri, já estar notando a diferença. Isto porque as obras estão em fase final de conclusão.

As intervenções estão sendo executadas pela Prefeitura Municipal, por meio do Programa Japeri Mais, que é o maior programa de infraestrutura da cidade. A ciclovia possuí cerca de 852 metros de extensão, com espaço destinado ao uso exclusivo de bicicletas, calçadas e área de leitura e lazer.

No local, já foram colocadas grama em todo o canteiro central . Na sequência, foi implantado calçadas acessíveis para as pessoas com necessidade especiais, mesas e cadeiras de concreto. Além de grades de apoio e os equipamentos de ginástica ao ar livre para a população se exercitar.

A última etapa é a fase de finalização com pintura, sinalização e iluminação do trecho que deve ocorrer nas próximas semanas. Para a prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, a ciclovia vai facilitar e assegurar o tráfego seguro dos ciclistas e pedestres até o seu destino. “Quem utiliza a via poderá trafegar com mais segurança e comodidade pela região.

Além de poder usufruir de um espaço de lazer com equipamentos para a prática esportiva”, declarou.A implantação de ciclovias na cidade contribui para a redução dos congestionamentos, diminuição da poluição atmosférica e sonora, além de melhorar a qualidade de vida da população.

Além disso, muitas pessoas utilizam a bicicleta como seu principal meio de transporte para trabalhar, por exemplo. Já o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Cristiano Pingin, destacou que a ciclovia vai favorecer a mobilidade urbana sustentável. “Esta obra vai proporcionar melhores condições do trânsito para pedestres e ciclistas.

Ela vai colaborar com a mobilidade sustentável.Para a cuidadora de idosos, Érica Saraiva, de 45 anos, caminhar pela Ciclovia do Golfe é, também uma oportunidade de apreciar a natureza . “Aqui é um espaço muito bonito. Passo todos os dias pela região e aprecio muito a vista. E depois de pronto, vou poder usar os equipamentos para me exercitar, com certeza”, concluiu a moradora.