O curso destacou a relevância da atuação da psicologia em situações de desastres e emergências, enfatizando a necessidade de desenvolver planos para minimizar riscos e reduzir vulnerabilidades
Agentes da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Japeri estão a cada dia se capacitando mais . Depois de finalizaram o curso de operações de drones, participaram nesta terça-feira, 06,do “Curso de Psicologia em Situações de Desastres: As Vítimas Primárias, Secundárias e Terciárias”, que destacou a relevância da atuação da psicologia com ênfase na necessidade de desenvolver planos para minimizar riscos e reduzir vulnerabilidades.
A capacitação aconteceu na Secretaria de Educação de Nova Iguaçu e foi ministrada por especialistas da Defesa Civil de Nova Iguaçu, incluindo Cláudia Avellar, psicóloga clínica especialista em terapia cognitivo-comportamental e transtornos mentais; Dra. Tatiana Vieira Meirelles; e Sérgio Alexandre Ferreira Davico, psicólogo psicanalista especialista em desastres e emergências.
Segundo os palestrantes, a psicologia tem buscado expandir sua atuação nas políticas públicas de defesa civil, abrangendo áreas como assistência social, saúde e habitação. Alinhando suas práticas com a agenda mundial de Redução de Riscos de Desastres, a psicologia fundamenta suas ações humanitárias na experiência prática e no conhecimento teórico sobre emergências e desastres.
A psicologia, segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), é fundamental para garantir o acolhimento e a assistência das pessoas afetadas por emergências e desastres.
Carga horária de 10 horas
O agentes da Defesa Civil Francisco Carlos da Silva, Luciana Siqueira, Vanessa de Oliveira, Ivan Elias e a voluntária Tatiana de Morais Ramos foram os representantes de Japeri, na formação, que teve duração de um dia, com carga horária de 10 horas, e contou com a participação de 50 inscritos.
Para Luciana Siqueira, Diretora de projetos da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Japeri, o curso proporcionou uma importante atualização para os agentes, que atuam na nos desastres e também na prevenção.
“Estamos sempre nos atualizando e nos capacitando para saber lidar de forma mais eficaz, com prevenção e em situações de possíveis desastres, oferecendo o suporte necessário às vítimas”, disse Luciana.