1º dia de aula na Escola Municipal de Educação Infantil Marco Antônio Felix Pereira é marcado pelo acolhimento as crianças

Os pequenos de 1 a 3 anos participaram, neste primeiro momento, de um processo de adaptação e acolhimento

Recreação, expectativas e chorinhos dos pequeninos  marcaram o primeiro dia de aula na  Escola Municipal de Educação Infantil Marco Antônio Félix Pereira, no bairro Nova Belém, nesta segunda-feira, dia 15. De um lado professores, auxiliares de creche e gestores na expectativa para receber o alunos e do outro, os pais e responsáveis ansiosos pelo comportamento dos filhos.  Para as mães, o acolhimento das crianças de 1 a 3 anos foi o fator principal neste primeiro dia de muita adaptação. Segundo elas, a nova unidade escolar inaugurada no último sábado, 13, será de independência para os filhos e de oportunidades  de trabalho e até de estudos para as responsáveis. 

É o caso  da dona de casa Regiane Miranda, de 39 anos, mãe de Abel Vinicius, de 2 anos. Ela expressou entusiasmo ao ver seu filho interagindo com outras crianças, se alimentando e demonstrando um pouco mais de independência. Segundo ela, o tempo que Abel passar na aula será muito produtivo para sua rotina.

“Devido ao fato de ele ser autista, é mais difícil se comunicar e interagir com outras crianças. Estou muito satisfeita com este espaço maravilhoso e com o cuidado que estão tendo com ele. A professora dele é incrível. Agora poderei organizar melhor o meu tempo. Quero fazer cursos para poder ajudar ainda mais meu filho”, disse Regiane. 

Já Ana Paula (28), mãe da Pérola de um aninho, estava inquieta e emocionada ao presenciar a filha realizando as atividades. É a primeira vez dela fora de casa, num ambiente diferente do que está acostumada. “Estou com o coração na mão, mas sei que é necessário, pois preciso trabalhar. Deixando-a aqui em tempo integral, vou poder ir sem peso na consciência, pois sei que ela está sendo cuidada muito bem”, contou Ana Paula.

A diretora da unidade, Débora de Morais Farias Delgado, conta que a escola é um ambiente inclusivo. E explica que este primeiro momento de adaptação serve para que as crianças se familiarizem com o ambiente escolar, já que muitas delas nunca ficaram longe dos pais por um período curto de tempo. 

“Por mais que as crianças não estejam habituadas à escola, temos profissionais dedicados atuando para que elas se sintam bem. Esta semana vamos acolhê-las, elas farão refeições aqui para começarem a aprender aos poucos. Vamos entender cada uma delas para adaptar o modelo de aprendizagem de acordo com suas necessidades”, pontuou Débora. 

A professora Katharine Rosa disse estar surpreendida com as crianças nesse processo de adaptação, inclusive o pequeno Abel.

“Estou feliz porque as crianças estão se comportando muito bem nesse primeiro dia, estão se alimentando direitinho, inclusive o Abel, que é muito carinhoso e doce, gosta de abraçar e interagiu bem com os outros alunos”, salientou a professora. 

Recomeço

A unidade escolar, que segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ficou com as obras paralisadas desde 2014 e foram retomadas pela atual gestão. O local conta com salas de aula climatizadas, refeitório, berçários, fraldário, banheiros adaptados e um amplo espaço de recreação para atender à comunidade escolar. Além disso, possui espaço multiuso informatizado, sala dos professores, secretaria, depósito, cozinha, despensa, lavanderia, rouparia, refeitório, pátio interno e parquinho.

Texto: Danilo Máximo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*