Escola Municipal Aristides Arruda recebe o Programa Saúde na Escola

Nos atendimentos foi possível realizar a atualização do cartão vacinal, pesagem do Programa Bolsa Família e consultas médicas que sanaram dúvidas e preocupações das mães

A dona de casa, Thais Souza, leva todos os dias as filhas, de 5 e 11 anos, para a Escola Municipal Aristides Arruda, no bairro Nova Belém, e nesta quinta-feira, (11), ela tinha um motivo a mais para chegar bem cedinho à unidade, é o Programa Saúde na Escola (PSE), que leva serviços em saúde para os alunos, suas famílias e funcionários.

“Eu moro bem perto da escola e distante do posto de saúde. Então ter esse atendimento aqui me faz economizar tempo, e consigo manter em dia os cuidados com a minha saúde e a das meninas”, relatou Thais que com as filhas realizou a pesagem do Programa Bolsa Família e vacinação.

A subgestora, Joelma Venancio, relata que o Programa já faz parte do calendário da escola. Para ela, o PSE é muito importante porque o ambiente escolar é estratégico no desenvolvimento de ações em parceria com as famílias e profissionais da saúde, além de acolher e encaminhar os casos mais graves para a área da saúde.  “Essa parceria saúde e escola é fundamental para um melhor desenvolvimento e boas práticas dos alunos, como também hábitos saudáveis. As crianças crescem conscientes de que precisam manter em dia esses cuidados”, relatou.

A ação foi realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde de Nova Belém, composta por cinco agentes de saúde, dois técnicos de enfermagem, uma enfermeira e o médico Gustavo Lima, que destacou a importância dos atendimentos nas unidades de ensino.

Equipe da Unidade Básica de Saúde de Nova Belém realizou a ação do PSE na Escola Municipal Aristides Arruda

“Nos atendimentos, podemos realizar a atualização do cartão vacinal, sanar a preocupação das mães tanto com o estado de saúde, quanto na avaliação para liberação das crianças que querem atuar em atividades esportivas. Nestes casos, pedimos exames laboratoriais e realizamos um atendimento direcionado para essa necessidade. Estamos aqui para ouvi-los e identificar quadros de desnutrição, parasitários e doenças dermatológicas, além de alterações psicomotoras e sócio emocionais”, finalizou ao lado da enfermeira Elizaine Annunciação que contabilizou 90 atendimentos.

Fotos: Lucas Alexandre