Dia histórico : obras de universalização do saneamento começaram em Japeri

O trabalho realizado pela concessionária Águas do Rio tem investimento de R$ 640 milhões e foi iniciado na Rua Maria Isabel , no bairro Cosme e Damião

Mais um passo histórico para a cidade de Japeri aconteceu nesta terça- feira (26). O início das obras do sistema de universalização do esgotamento sanitário, que começou na Rua Maria Isabel, no bairro Cosme e Damião, onde existem 234 residências. O trabalho realizado pela concessionária Águas do Rio tem investimento de R$ 640 milhões.

Ao todo serão implantados aproximadamente 700 km de redes e mais de 60 estações elevatórias. Além do esgoto doméstico gerado pelos 270 mil moradores, a estação terá capacidade para tratar 600 litros por segundo. Esta unidade terá capacidade para atender também os municípios de Queimados e uma parte de Nova Iguaçu.

A prefeita Dra. Fernanda Ontiveros participou da solenidade da ordem de início das obras e destacou a importância do serviço que vai beneficiar milhares de  moradores.  “Hoje é um dia histórico para as cidades de Japeri e Queimados. São investimentos de milhões que vão trazer resultados para as próximas gerações. Este trabalho não será paliativo. Será um resultado que vai mexer no problema real. Quero agradecer ao Governo do Estado, a empresa Águas do Rio, que tem a concessão. Vivemos um novo tempo, sim. São investimentos de milhões que vieram do povo que paga seus impostos” , destacou.

O diretor-executivo da Águas do Rio, Felipe Esteves também comentou a atuação do projeto nos municípios de Japeri e Queimados. “É um grande passo para toda a Baixada Fluminense, não só para os municípios de Japeri e Queimados. Estamos dando um pontapé inicial nas obras do sistema de esgotamento sanitário. Ou seja, com essas obras fomentamos a economia, trazemos investimentos para circular dentro do município e consequentemente saúde e bem estar para todos”, declarou.

Com a universalização do esgotamento, haverá um impacto positivo no meio ambiente, especialmente no rio Guandu, onde é captada a água que abastece 80% da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O manancial tem sofrido por décadas com a poluição e o descarte irregular de lixo e esgoto.

Segundo a concessionária Águas do Rio, após a conclusão dos trabalhos, cerca de 51 milhões de litros de esgoto deixarão de ser lançados nesse ecossistema, que terá uma água com melhor qualidade para ser tratada e distribuída para 9 milhões de pessoas em sua totalidade.

A Secretária Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, se emocionou ao falar do investimento na cidade.” É uma evolução ambiental da cidade de Japeri. Tratamento de esgoto é saúde, qualidade de vida e menos doenças. Estou muito feliz pelo início das obras. Será um divisor de águas para a população. Como fiscal ambiental há 10 anos, sempre vejo a dificuldade da população. Mas hoje, a prefeitura traz esta inovação”, comemorou.

A cerimônia contou com a presença do vereador Matheus Ferraz, dos secretários municipais de Defesa Civil, Ziel Pavani, de Urbanismo e Habilitação Andreia Brito, de Cultura Jorge Braga Júnior e de Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura (Semustop), Luiz Henrique.

Moradores aprovam a iniciativa

Os moradores da cidade estão animados com o início das obras, já que a melhoria no sistema de saneamento básico vai trazer benefícios para toda a população. É o caso do presidente da Associação de Moradores do bairro Delamare, Marcos Freitas. “Sou nascido e criado no bairro. Esta obra é muito significativa para os moradores. É um ganho imensurável para a melhoria e qualidade de vida. Vai fazer muita diferença na vida das pessoas”, declarou o comerciante.

A dona de casa Erica Severina Santana Souza, de 33 anos, também ficou feliz pelo início das obras .”Essas obras vão beneficiar muitas pessoas. Vi a movimentação do pessoal da Águas do Rio e fiquei feliz. Porque nós que somos da Baixada Fluminense somos esquecidos”, disse.