Reunião Intersetorial realiza encontro de troca e estudo de casos

O objetivo é fortalecer a rede de serviços que atende às vítimas de violência e pessoas em vulnerabilidade

O auditório da Escola Municipal Bernardino de Melo, em Engenheiro Pedreira, acolheu na manhã da última quinta-feira, (21), a Reunião Intersetorial de Japeri. O encontro tem o objetivo de fortalecer a rede de serviços que atua junto às vítimas de violência e pessoas em vulnerabilidade. Os encontros são mensais, itinerantes e acontecem desde outubro de 2022, como um espaço coletivo de troca e estudo de casos.  

Para a coordenadora do Programa Viva Japeri, a psicóloga Silvana Amaro, a presença de diferentes órgãos e instituições públicas do município de Japeri mostra o impacto do trabalho realizado pela Rede intersetorial e de como é importante essa conexão. “Aqui nós divulgamos os serviços ofertados, criamos e reafirmamos fluxos de atendimentos, assim como discutimos oscasos mais graves que necessitem de uma ação articulada de dois ou mais serviços. Buscamos sempre o melhor e mais completo atendimento aos nossos munícipes”, disse a profissional que é uma das idealizadoras do encontro.  

Na reunião, foram apresentados os casos de famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência do estado de calamidade instalado na cidade pelas fortes chuvas que ocorreram em janeiro e fevereiro. Um dos casos apresentados relatava a situação de uma usuária com inúmeras violações de direitos, inclusive duas crianças fora da rede de ensino e que embora toda a vulnerabilidade nunca havia acessado o serviço do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).  

Segundo a psicóloga Ana Paula Bittar, o caso trouxe não só o debate para o melhor acolhimento da situação, mas também a necessidade de revisão do processo de busca ativa. “Neste caso a família só se tornou conhecida da rede devido terem sidos afetados pelas chuvas, mas estavam em vulnerabilidade e sem acessar serviços básicos de saúde, educação e assistência. Casos assim, motivam a revisão dos nossos processos de trabalho, para um refinamento e aumento da cobertura”, relata.  

De acordo com a técnica de vigilância em saúde do programa Viva Japeri, Maria Cristina Ribeiro, os encontros são um convite especial. “A Rede Intersetorial é um convite para todos nós olharmos para dentro do nosso sistema de atuação e de estarmos cada vez mais próximos e alinhados. Assim, a gente acaba com a violência e ataca as vulnerabilidades e dá qualidade de vida e proteção, salvando muitas vidas”, concluiu. 

Participaram do encontro os representantes das Secretarias de Educação (Semed) e de Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura (Semustop);  das subsecretarias de Atenção Especializada e de Planejamento em Saúde;  dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Nova Belém e Chacrinha; do Centro de Atenção Psicossocial Jorge Tannus Rejame (CapsII), do Núcleo de Atendimento para Familiares de Desaparecidos e Documentação Tardia (NAFADD), do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do Programa Melhor em Casa; das Equipes Multidisciplinares (eMulti) antigo NASF; do Programa Segurança Presente, Centro de Referência da Mulher Brasileira Alvanira de Souza (CRMB-Japeri) e do Projeto Nunca Mais.

Fotos: PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*