A localidade recebeu o pacote de serviços destinados à população atingida pelas chuvas
Moradora do bairro Belo Horizonte há cerca de 16 anos, Severina Germano, acordou neste sábado, (02/03), com uma boa surpresa: as máquinas da Prefeitura de Japeri estavam em frente à sua casa e realizavam serviços de colocação de pó de pedra e nivelamento da rua. Na parte de trás, o rio que transbordou com a fortes chuvas nos meses de janeiro e fevereiro passava por uma limpeza para desassoreamento. Quando se deu conta, Severina, viu que ela e toda a comunidade recebiam logo cedo o Programa Prefeitura em Ação.
A iniciativa é uma mobilização de serviços da Prefeitura de Japeri para o atendimento aos 17 bairros que sofreram com a enchentes e alagamentos das chuvas. “Bem cedinho e todo mundo aqui. Eu já estava achando que éramos esquecidos, que para pobre nada melhorava. Mas, a resposta veio com todas essas pessoas trabalhando aqui na minha rua, bem em frente ao meu portão”, disse a dona de casa que logo em seguida serviu um café aos trabalhadores.
Nesse ritmo de atendimento direto e prestação de serviço público, o Programa Prefeitura em Ação atendeu centenas de moradores na sede da Igreja Assembleia de Deus de Engenheiro Pedreira, em frente ao campo de futebol da localidade, que ainda recebeu o corte de grama na principal área de lazer do bairro.
Segundo a prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, que acompanhou as atividades desde as primeiras horas da manhã, as pessoas atendidas na igreja são parte do mapeamento realizado pelas equipes da Defesa Civil, da Assistência Social e da Saúde. “Hoje, estamos entregando os itens humanitários as famílias já cadastradas, aqueles que ainda não possuem o cadastro vão preencher a ficha de atendimento em situação de desastre, e em 10 dias realizaremos a inclusão no atendimento social e cadastro de benefícios”, disse a gestora enquanto tirava dúvidas da população.
“É importante que as pessoas saibam que tudo isso vai passar, mas que até que tudo volte à normalidade estaremos nos bairros, com obra, assistência e atendimento em saúde para a nossa população que está sofrendo com a ação das chuvas”, completou Fernanda.
Ao ouvir as palavras da chefe do executivo, as vizinhas Eviliane da Silva, (19); e Denise Santos (39), que aguardavam na fila com as senhas, 45 e 46, para o atendimento e retirada da cesta de alimentos, foram unânimes na opinião de que o bairro Jardim Belo Horizonte, que antes era chamado de ‘esquecido pelo poder público’, agora é de fato um jardim e o título de esquecido, é coisa do passado. “Éramos esquecidos, agora podemos ser chamados de jardim, porque todo jardim recebe cuidados. Foi horrível tudo que passamos aqui, tinha água para todos os lados. Mas, estamos recebendo a assistência que merecemos”, relatou Denise.
Os vereadores Rogerinho da RR e Matheus Ferraz acompanharam a ação junto com secretários municipais.
Dignidade e atendimento prioritário
O evento deste sábado, (02/03), realizado pelo Programa Prefeitura em Ação, no Jardim Belo Horizonte, na Igreja Assembleia de Deus de Engenheiro Pedreira, contou com total estrutura para o atendimento à população. “Ao chegar, o usuário é atendido no setor de triagem para a identificação de prioridade ou não, sendo pessoa com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo, obesos ou pessoas com mobilidade reduzida, ele é direcionado para as cadeiras de atendimento prioritário”, explicou o vice-prefeito, Carlos Januário, que atuou diretamente no acesso dos usuários aos serviços.
Moradora do local há sete anos, Graziele Souza, (33), levou a filha de quatro meses para a ação, e aprovou toda a dignidade que recebeu no atendimento. “Gostei muito dessa ajuda vir para cá. O Cras de referência aqui é o de Santa Amélia, mas fica longe, ainda mais com a criança no colo. Resolver tudo aqui é bom demais e ainda tenho minha prioridade garantida por estar com a bebê. Parabéns a prefeitura que organizou esse trabalho”, declarou.
A ação contou com o apoio de uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) para situações emergenciais em saúde.
Neste domingo, (03/03), o evento acontece no bairro Jardim Delamare, na Escola Municipal Tasso Andrade, das 9h às 15h.
Fotos: Lucas Alexandre